top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

A boa terra



“Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho. Quanto à semente que caiu em terreno pedregoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. Quanto à semente que caiu no meio dos espinhos, esse é o caso daquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”. Mateus 13:18‭-‬23 NVI


Esse texto por si só já é autoexplicativo, afinal é a explicação de Jesus a respeito da parábola do semeador. Mas permita-me compartilhar um ensinamento bem interessante que eu extraí ao estudá-lo. Tem muitos outros, mas hoje quero compartilhar o quão importante é a palavra ENTENDER. Perceba que Jesus disse que quando alguém ouve a mensagem e não a entende, o maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Mas aquele que ouve e entende a mensagem, esse é o caso da semente que caiu em boa terra e dará uma colheita de cem, sessenta ou trinta por um. Essa pessoa será frutífera.

A palavra "entende" no grego é συνιημι suniemi, e um dos significados é colocar ou unir na mente.

Se nós reescrevermos os versículos 19 e 23 trocando a palavra "entende" por seu significado veja como fica:

Quando alguém ouve a mensagem do Reino e *não a coloca em sua mente, não une essa mensagem à sua mente*, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho. Mateus 13:19 E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a *coloca em sua mente, une a Palavra à sua mente*, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um. Mateus 13:23

Isso é extraordinário não acha?! Colocar e unir à nossa mente, significa concordarmos com a Palavra, pensarmos conforme a Palavra, termos a nossa mente cheia somente da Palavra, termos consciência da Verdade da Palavra.

Quer ser frutífero no Reino de Deus? Assuma a mente de Cristo! Pense conforme a Palavra! Renove sua maneira de pensar pela Palavra de Deus! Concorde com a Palavra! Una a Palavra de Deus à sua mente, até que não haja mais distinção entre o que a Palavra diz e o que você pensa.

Katiany Lins - Ministério Vida

bottom of page