• ministeriovidacwb

A fé sem obras está morta



Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.

Tiago 2:26 NVI


Perceba que versículo poderoso esse de Tiago. Muitas vezes nós fixamos nossa atenção apenas na parte "b" do versículo (a fé sem obras está morta). Mas o Espírito Santo inspirou Tiago a fazer uma comparação, para que ficasse ainda mais claro. Veja bem, não está escrito apenas que a fé sem obras está morta, mas ASSIM COMO o corpo sem espírito está morto, TAMBÉM a fé sem obras está morta. Essa expressão "assim como" faz toda a diferença, sabe por que?


A afirmação é: do mesmo jeito que um corpo que não tem espírito, ou seja, que não nasceu de novo em Cristo Jesus, está morto, a fé que não demonstra obras de fé, está na verdade morta, ou seja, não existe. Um ser humano sem Cristo tem aparência de estar vivo, tem uma vida meramente humana, mas não tem a vida eterna, a vida verdadeira, não nasceu de novo por meio de Cristo Jesus, na realidade esse ser humano está morto. Do mesmo jeito uma declaração de fé que não manifesta essa fé através de ações, é uma fé morta. Do que adianta dizer que eu tenho fé, mas não expresso nenhuma atitude de fé? Como posso dizer que tenho fé, mas permaneço vivendo em todo tipo de obras da carne, sem manifestar os frutos da vida que eu recebi de Deus por meio da fé? Leia comigo a afirmação abaixo:


Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça” , e ele foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:22‭-‬23 NVI


Olha o que está escrito: Abraão CREU em Deus. Quando lemos toda a história de Abraão, descobrimos que ele precisou ter uma atitude de fé, ou seja, não foi uma fé da boca pra fora, a ação (obra) de Abraão foi a prova da sua fé. Sua fé gerou uma ação. Isso é crer. Por isso está escrito que todo aquele que CRER em Jesus tem a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito , para que todo o que nele CRER não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 NVI


As obras da fé que nós manifestamos são os frutos do Espírito que habita em nós, sabe por que? Porque como está escrito em 1 Coríntios 6:17 todos aqueles que se unem ao Senhor, tornam-se UM espírito com Ele. É impossível sermos nova criação, recebermos a VIDA de Cristo, nos tornarmos UM com Ele, e permanecermos na vida da carne. A nossa fé gera atitudes. A fé produz ação, isso chama-se crer. Portanto, uma fé sem ação, sem atitude, está morta. E vale lembrar que a ações não são geradas pela carne, mas pelo Espírito, por isso o crer em Cristo Jesus não apenas nos salva do inferno, mas muda toda a nossa vida.


O crer nos coloca numa jornada de aperfeiçoamento e santificação, dia após dia, de glória em glória, pois na verdade nos faz compreender que não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós, e se é a Vida Dele, com certeza haverá manifestação de todo tipo de boa obra.


Escrito por Katiany Lins Ministério Vida CWB