top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

A fé pode ser fingida?




Recordo-me da sua fé não fingida… 2 Timóteo 1:5a


Sim a fé pode ser fingida, uma fé não sincera, uma falsificação. Todos os seres humanos tem fé em alguma coisa. A palavra fé nesta passagem, πιστις pistis, tem vários significados, vou citar alguns deles:


1) Convicção da verdade de algo

2) Fé com a ideia predominante de confiança

3) Fidelidade, lealdade

4) O caráter de alguém em quem se pode confiar


Partindo desses significados podemos ter plena certeza que todos têm fé em alguma coisa. Na verdade, até mesmo os ateus precisam ter fé, ou seja, a convicção da verdade de algo. Eles têm fé de que não existe uma força superior, um deus. Então todos nós temos fé. Neste versículo Paulo menciona que se recorda dá fé de Timóteo, uma fé sincera, autêntica. Infelizmente uma pessoa pode não somente ter uma fé fingida como também uma fé equivocada ou uma fé inoperante.


· A fé fingida: quando alguém se diz cristão, mas não age como tal, não vive como tal, não manifesta o fruto do Espírito. Essa “fé” é mais perigosa, pois é uma mentira, consciente ou não. Eles dizem que tem fé, mas apenas para se aproveitarem dos benefícios disso, exploram os outros e fazem da fé motivo de lucro. E neste fingimento eles acabam levando muitos ao erro.


· A fé equivocada: quando uma pessoa acredita em uma falsa religião, falsos deuses, filosofias, e tudo que se diz conhecimento, mas nega a Cristo. Esse tipo de fé está baseada na ignorância, e nós precisamos orar para que essas pessoas tenham um encontro real com Cristo e convertam-se.


· A fé inoperante: Muitos dizem ter fé, mas suas atitudes são contrárias a Palavra de Deus. Muitos dizem ter fé para se verem livres do inferno, mas na verdade confessaram crer em Cristo, mas sem de fato conhecê-lo.


Amados, que nós possamos, assim como Timóteo, sermos do grupo dos que possuem uma fé não fingida, uma fé genuína, verdadeira, fiel à Palavra de Deus. Certa vez me perguntaram: Com que pretensão você pode dizer com tanta certeza que o seu Deus é o único Deus verdadeiro? E eu disse: o Espírito de Deus que habita em mim, testifica isso ao meu espírito. Minha certeza vem da fé, e a fé, não se explica, ou você crê ou não crê. Quem nos dá a capacidade para crer é o próprio Espírito Santo, além do mais, se eu puder desenhar, fazer uma escultura, ou foto, ou explicar em detalhes o meu Deus, então Ele deixou de ser Deus e passou a ser uma criatura explicável. Ele é soberano. Ele é o que é. E é simples assim.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page