• ministeriovidacwb

A Lei não é baseada na fé




Aquele que dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês realiza essas coisas pela prática da Lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? A Lei não é baseada na fé; ao contrário, “quem praticar estas coisas por elas viverá”. Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”. Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé. Gálatas 3:5;12-14 NVI


Esse texto deixa bem claro, assim como toda carta aos Gálatas, que é impossível receber o Espírito Santo por meio da prática da Lei. Pelo contrário, Deus dá o seu Espírito e realiza milagres por meio da fé na Palavra de Deus. Interessante que o apóstolo Paulo é bem enfático nessa carta aos Gálatas, pois ele estava vendo a igreja da Galácia se voltar para um ensino que não era o que ele tinha dado. Inclusive no capítulo 1 ele afirma que se alguém pregasse um evangelho diferente daquele que ele havia pregado que fosse considerado amaldiçoado. O apóstolo Paulo não usa meias palavras, pelo contrário, ele deixa bem claro que a Lei não é baseada na fé, e que Cristo nos redimiu da maldição da Lei. E isso, para que o evangelho pudesse chegar também aos gentios, ou seja, para aqueles que não são judeus. Vale lembrar que Jesus veio primeiramente para o Judeus, por isso ele pregou principalmente para eles. Lembra aquela mulher Cananéia que pediu ao Senhor Jesus para libertar sua filha que estava endemoninhada? Jesus respondeu que tinha vindo para as ovelhas perdidas de Israel e que não era lícito tirar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos. Parece uma palavra dura, mas é porque naquele momento Jesus estava voltado para o povo Judeu e ela não era Israelita. Mas mesmo assim, a resposta dela demonstrou tanta fé, que Jesus disse: grande é sua fé, pode ir que sua filha está livre. A promessa que Deus fez a respeito de recebermos o Espírito não foi dada por meio da Lei, mas por meio de Abraão, exatamente como nós lemos no versículo 14.


Minha oração é que eu e você compreendamos a diferença de viver pelo Espírito e de viver pela prática da Lei. A diferença de depositar a confiança em Cristo e depositar a confiança no esforço humano. Que possamos entender que o justo vive pela fé, fé no Evangelho de Cristo Jesus e que essa vida é guiada pelo Espírito, em nome de Jesus.


Katiany Lins – Ministério Vida