• ministeriovidacwb

A manifestação do Espírito



A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

1 Coríntios 12:7

Um dos significados da palavra manifestação no dicionário de português é: ato de pronunciar-se publicamente. Agora veja o que significa essa palavra no original grego:

Palavra Original: φανέρωσις

Transliteração: phanerósis

Essa palavra tem os seguintes significados:

* Uma revelação, trazer à luz, exposição clara, exibição ativa, evidência exterior de algo oculto.

A palavra phanerósis procede da palavra phaneroo e esta significa:

*Tornar manifesto, visível, ou conhecido aquilo que estava escondido, manifestar o desconhecido, tornar conhecido, expor a visão, ser claramente identificado.

Veja bem, nesta parte das Escrituras Paulo está falando sobre alguns dos dons que o Espírito Santo concede às pessoas, e quando ele fala que a cada um é dada a manifestação do Espírito, ele está nos dizendo que essa manifestação é para o bem comum, ou seja, não é só para mim e muito menos para ficar escondido ou não revelado. Eu quis trazer todos os significados possíveis da palavra manifestação para deixar bem claro que os dons devem de fato estar em exibição ativa, ou seja, devemos dar liberdade ao Espírito para que estes dons se tornem visíveis em nossas vidas, ser conhecido e manifesto. Infelizmente vemos hoje alguns extremos: pessoas que usam os dons para aparecer, pessoas que não acreditam nos dons, e pessoas que não se acham dignas de tê-los. No versículo 31 deste mesmo capítulo Paulo diz: busquem portanto os melhores dons, o que significa que podemos orar a Deus para tê-los. Isso significa que todos os nascidos de novo estão aptos para os dons. Alguns os usam para tirar proveito, por motivos gananciosos, com relação aos que não aceitam os dons, prefiro nem comentar.

Minha oração é que possamos usar nossos dons para o bem comum, ou seja, para abençoar e edificar o corpo de Cristo que é a igreja. E também para ganhar aqueles que ainda não fazem parte da família de Deus. Que possamos usar nossos dons com zelo e amor, em nome de Jesus.

Carina Ramos – Ministério Vida