top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

A melhor colheita


E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um. Mateus 13:23 NVI


Não basta apenas ouvirmos a Palavra, precisamos entendê-la, para que ela frutifique. Sempre que eu lia esse versículo eu me perguntava: por que está escrito que a colheita será de cem, sessenta e trinta por um, em ordem decrescente? Por que não está escrito na ordem crescente (trinta, sessenta e cem)? Hoje ao estudar essa passagem compreendi o porquê. Veja que interessante. A palavra entender no original grego é: συνιημι suniemi, e um dos significados é "colocar ou unir na mente".


Agora leia novamente o versículo acima trocando a palavra "entende" pelo seu significado:


E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a coloca em sua mente, ou une a palavra em sua mente, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um.

Mas o que seria unir a Palavra na mente? É concordar com ela e meditar nela em todo tempo, refletir sobre ela, é pensar a Palavra. Por isso é tão importante lermos e estudarmos a Palavra de Deus, para que possamos colocá-la em nossa mente. Agora ficou mais claro o porquê de estar escrito a colheita em ordem decrescente, afinal aquele que mais entende a Palavra, ou seja, une a Palavra à sua mente, é o que mais colhe, a cem por um. Aquele que une pouco a Palavra de Deus à sua mente, medita pouco, não pensa totalmente de acordo com a Palavra, esse colhe pouco, ou seja, a trinta por um. Já aquele que não entende a palavra, ou seja, despreza a verdade, não pensa sobre ela, não concorda com ela, o maligno vem e a arranca, esse não dá fruto. Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho. Mateus 13:19 NVI

Que possamos amar a Palavra de Deus, colocá-la em nossa mente, uni-la aos nossos pensamentos, de tal maneira que tudo que pensarmos seja a Palavra de Deus, e então nossa colheita será sempre de cem por um.

Katiany Lins - Ministério Vida

bottom of page