top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Afastem-se deles



Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. Romanos 16:17-18 NVI


Acho muito interessante o fato de Paulo não ter nenhum problema em usar uma expressão imperativa como “afastem-se deles”. Modo Imperativo: quando o verbo indica uma ordem, um pedido, uma sugestão. Paulo, estava basicamente dando uma ordem à igreja. Afastem-se das pessoas que causam divisões, daqueles que colocam obstáculos aos ensinos originais, ou seja, ao Evangelho. Ele diz que essas pessoas não estão verdadeiramente servindo a Cristo, mas sim aos seus próprios apetites, ou ventre, como está na versão ARA.


Veja o que significa apetites ou ventre:

Do Grego: κοιλια koilia

1) ser dado aos prazeres do paladar, glutonaria 2) o ventre 3) a parte mais interna do homem, a alma, coração como o lugar do pensamento, sentimento, escolha.


Ou seja, essas pessoas estão usando as coisas de Deus para enganar. Eles são movidos, não pelo amor a Deus, mas pela satisfação dos seus próprios interesses. Muitos usam a Palavra de Deus como fonte de lucro, por exemplo. Veem pessoas como números, como notas e não como a Noiva de Cristo.

“Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos”. Não pense que um enganador chegará agressivamente, ao contrário, ele se aproxima de forma sorrateira, como diz o ditado popular: “comendo pelas beiradas”. Com gracejos e bajulação aproximam-se de pessoas inocentes e as enganam. Olha o significado de bajular:

Verbo transitivo direto; adular; elogiar alguém, buscando obter vantagens dessa pessoa.


Veja se não é bem assim que acontece nos dias de hoje?

Amados, 'Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. '1 Coríntios 15:33

Simplesmente, afastem-se destes. E sigam firmes no Evangelho que lhes foi anunciado. A Bíblia não muda. Ela é a mesma ontem, hoje e será eternamente.


bottom of page