• ministeriovidacwb

Ame sinceramente e odeie o que é mau





O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Romanos 12:9


A Palavra odeie no original grego, αποστυγεω apostugeo, significa não gostar de, odiar, ter horror a...Já a palavra mau, por exemplo, tem um significado maios amplo no grego: πονηρος poneros, fadigas, aborrecimentos, perigos, mau, de natureza ou condição má, doença ou cegueira.


De forma mais ampla seria: Não gostem, odeiem e tenham horror às fadigas, perigos, aborrecimentos, mau, doença, cegueira e por aí vai.


Esse capitulo 12 de Romanos tem uma lista que vai desde o versículo 9 até o versículo 21 de responsabilidades que temos como cristãos. Eu selecionei este para darmos uma olhada, mas sugiro que leiam os demais versículos. O que quero deixar claro a partir da explicação deste versículo é que devemos amar aos outros com sinceridade e com verdade, sem fingimento. E esse amor inclui abençoar quem nos persegue. Não retribuir mal com mal. Não desejar vingar-se do outro. E no final termina com:


Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:20-21


No caso de odiar o que é mal, significa, basicamente, opor-se. Eu posso abençoar aquele que me persegue e alimentar um inimigo sem apreciar o mal que ele pratica. Entenda que amar, abençoar, e alimentar um inimigo, alguém que lhe atormenta ou persegue, não significa conviver, colocar dentro de casa e muito menos deixar de denunciar, caso seja um criminoso. Eu posso denunciar um ladrão e ele será preso como manda a lei, mas não vou amaldiçoá-lo e muito menos desejar-lhe a morte. Entende a diferença? A vingança pertence ao Senhor e não a nós. Que possamos aprender a colocar a Palavra em prática de maneira coerente, em nome e Jesus.


Carina Ramos – Ministério Vida