top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Andai no Espírito




"Mas eu digo: andai no Espírito, e não executeis o mau desejo da carne."

Gálatas 5:16 BLN4


A palavra andar no original grego é: περιπατεω peripateo, e significa:


Caminhar, fazer o próprio caminho, progredir; fazer bom uso das oportunidades, viver, regular a própria vida, conduzir a si mesmo, comportar-se, conduzir-se pela vida.


No original grego esta palavra está no tempo presente, podendo corresponder ao nosso presente, e também o presente histórico para as pessoas daquela época. O que significa que está voltado também para nós nesse tempo. A palavra está na voz ativa, a voz ativa representa o sujeito como o agente ou executor da ação, ou seja, eu e você somos o sujeito da frase. Está também no modo imperativo, que é o mesmo modo imperativo da nossa língua, expressando assim uma ordem. Veja bem, quando Paulo diz, andai no Espírito, ele está falando que hoje, no presente momento devemos andar no Espírito, usando a voz ativa ele diz que o sujeito da ação somos nós, e usando o modo imperativo ele nos dá uma ordem. Não é um convite para alguém distante. É uma ordem, para mim e para todos os cristãos em todos os tempos e em todas as partes da terra. Isso significa que andar no Espírito é totalmente possível e é uma ordem, para que dessa forma nós, não satisfaçamos os maus desejos da carne, que embora tenha morrido com Cristo, insiste em tentar ressuscitar.


Andar onde? No Espírito Santo, Nele, Ele habita em nós. Estando Nele, vivendo Nele, como diz a versão da Bíblia NVI. Nós não somos mais de nós mesmos. Rasgue seu coração diante de Deus e entregue-se por inteiro para que possa experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus e desfrute a alegria e a paz de andar no Espírito.


Carina Ramos - Ministério Vida


Comments


bottom of page