• ministeriovidacwb

Andando no Espírito


Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16.

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:25

A maioria de nós lê esses versículos e pensa: “ora, tenho o Espírito Santo dentro de mim, então ando no Espírito.”

Negativo, você pode ter o Espírito Santo dentro de você e ainda assim andar na carne, como disse Paulo sobre os crentes carnais. Pode ter o Espírito Santo dentro de você e ainda assim ser movido pelo que vê, movido por circunstâncias, movido pelo entretenimento do mundo, movido pela moda. Você pode ter o Espírito Santo dentro de você e ainda assim se alimentar das coisas que o mundo oferece, seus filmes, suas músicas, seus concertos, seus eventos culturais, suas piadas. Você pode ter o Espírito Santo dentro de você e ainda assim viver movido pela sua alma, seus desejos, seus sentimentos, seus achismos. Você pode ter o Espírito Santo dentro de você e ainda assim estar tão cego que nem se dá conta de que anda na carne.

Mas então como seria o andar no espírito? É simples, espírito se alimenta de coisas espirituais. Quer um exemplo claro? Antes de aprender isso eu amava videogame, escolhia, é claro, jogos “aparentemente” inocentes, futebol, fazendinha… mas mesmo assim eu estava alimentando minha vontade, minha carne, minha alma. O tempo que eu perdia ali com algo que não edificava em nada, era enorme. E quando me dava conta meu espírito estava anêmico e minha alma estava no comando. Por anos achei que era religiosidade esse desejo que queimava em mim por coisas espirituais, hoje entendo perfeitamente que sou espírito e como tal não me agrada alimentos de outra natureza.

Hoje não me incomodo em ser chamada de radical ou espiritual, é até um elogio, hoje entendo que não forço a barra para ser assim, eu simplesmente sou, e percebo o quanto meu espírito tem tomado o controle da minha vida. Nós somos espíritos e importa que andemos assim. Hoje consigo notar as direções do meu espírito, consigo discernir também a voz do Espírito Santo de Deus, e consigo notar os apelos da minha alma. Antes eu via um filme ou futebol ou jogava videogame para relaxar, hoje a Palavra de Deus, livros cristãos, filmes cristãos e louvores são o que me relaxa.

Somos espíritos e quanto mais alimentamos nosso espírito mais viveremos o que Jesus chama de vida em abundância, e mais reinaremos em vida como diz Paulo.

Carina Ramos – Ministério Vida