top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Aprenda a depender de Cristo



Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5 NVI


Nós vivemos a partir de uma obra consumada. Jesus realizou uma obra perfeita em nosso favor, nos concedendo perdão, salvação, justificação, redenção e vida eterna. Já temos tudo em Cristo Jesus, mas o colocar em prática toda essa vida abundante é um processo diário de fé e perseverança na Verdade de Deus. Nós nascemos de novo em Cristo a partir do dia em que cremos no Evangelho. Ao crermos nas boas novas de Deus nós recebemos perdão de todos os nossos pecados (passado, presente e futuro), fomos salvos da condenação eterna, fomos declarados justos diante de Deus por meio do sangue de Jesus e recebemos uma nova vida, que é uma vida completamente dependente de Deus, na verdade, a nossa nova vida em Cristo não existe de forma independente, ela só existe unida a Cristo Jesus.


Existe algo que precisamos entender: nós nascemos de novo, mas existe uma bagagem que vem junto conosco, essa bagagem é composta pelo conhecimento que adquirimos antes de nascermos de novo, todas as nossas memórias de tudo que aconteceu antes da nova vida, a forma de pensar e ver todas as coisas, uma bagagem emocional de tudo que já enfrentamos na vida... Enfim, é como se nós fôssemos uma criança com toda a bagagem de vida de uma outra pessoa. É com isso que precisamos aprender a lidar. E como fazemos isso? Nos rendendo à renovação da mente, ao governo do Espírito Santo e aprendendo a depender de Cristo.


Vou dar um exemplo: digamos que você sempre foi uma pessoa de pavio curto, se estressava por qualquer coisa, se irava muito facilmente, e agora você nasceu de novo. A sua nova vida já recebeu o domínio próprio e a mansidão, pois você recebeu a vida de Cristo em você. Mas e como ver essas características de Cristo fluindo em você e através de você? É exatamente aqui que nós precisamos aprender a depender de Cristo. Não será da noite para o dia que você se tornará a pessoa mais mansa da terra. É um processo diário de renovação da mente e de submissão ao governo do Espírito. É dia após dia que você precisa fixar seus olhos em Cristo e conhecê-Lo cada vez mais, por meio da oração e do estudo da Palavra. À medida que você cresce no conhecimento da vida de Cristo que foi depositada em você e confia que essa vida é suficiente para você, à medida que você reconhece que depende de Cristo para todas as coisas, a vida Dele começa a fluir. Mas e quando você erra? Nesse exemplo digamos que certo dia você saiu do sério, se irou e acabou sendo ríspido com outras pessoas, o que você faz? Entra em desespero? Se acha a pior pessoa do mundo? Não é assim que devemos agir. Se você ofendeu alguém, se foi grosseiro, peça perdão, se retrate se for necessário, mas não mergulhe no mar da culpa e da condenação. Todas às vezes que eu erro, eu vejo como um alerta para mim: eu dependo de Cristo. E essa é a maior dádiva que pode existir, nós não precisarmos depender de nós mesmos e da nossa capacidade. Aprenda a depender do Senhor, isso inclui perseverança. Reconheça seus erros e dependa da graça de Deus para não mais cometê-los, mas saiba que nossa vida Cristã é uma trajetória de fé e perseverança na suficiência de Cristo Jesus. Todas às vezes que tiramos os olhos de Cristo e colocamos em nós mesmos, são momentos marcados por quedas, mas todas às vezes que tiramos os olhos de nós mesmos (da nossa própria capacidade e força) e os colocamos no Senhor Jesus, são às vezes que a vida de Cristo é manifestada através de nós, porque o poder de Deus é aperfeiçoado na fraqueza. Quando reconhecemos que por meio de nós mesmos é impossível viver de maneira sensata e justa, e então colocamos nossa completa confiança em Cristo, é assim, que a vida sensata e justa se manifesta através de nós. Afinal Jesus é a videira, nós somos os ramos. Os bons frutos vêm da vida Dele em nós.


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page