top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Arrepender-se = Mudar a mente




Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mateus 3:2

Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mateus 4:17

Veja que tanto João Batista quanto Jesus proclamam a mesma mensagem, arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. Essa palavra arrepender-se em ambas as passagens é metanoia em grego e significa mudança de mente. Então fica bem claro que se arrepender na ótica de Deus não é apenas sentir-se mal por ter feito algo e simplesmente pedir perdão e parar de fazer, porque se assim fosse, nós acabaríamos voltando a fazer a mesma coisa outra e vez e outra vez e sei lá quantas vezes mais. Esse arrepender-se aqui é mudar nossa forma de pensar, quando eu mudo minha maneira de pensar sobre determinada coisa, logo eu não vou mais agir de determinada maneira, correto? Por exemplo, se alguém tem o costume de ouvir música secular e alguém lhe diz que aquilo lhe faz mal e que Deus não se agrada daquilo, a pessoa pode até parar de fazer, pois deseja obedecer a Deus, mas ela não mudou a forma de pensar, pois no fundo ela acha que não tem problema ouvir. Então mais cedo ou mais tarde ela ouvirá outra vez, mas se ela muda a forma de pensar sobre aquilo, ou seja, se arrepende verdadeiramente, então ela não mais fará aquilo, não por uma imposição e sim porque a maneira dela de pensar sobre aquilo mudou e agora ela entende que aquilo não lhe faz bem, não lhe edifica. Consegue entender a diferença? Por isso precisamos nos arrepender de acordo com o sentido real da palavra, que é mudar nossa forma de pensar. E como fazemos isso? Mantendo uma comunhão diária com a Palavra de Deus, é ela que transforma nossa maneira de pensar.

Amados, nós só podemos pensar como Deus pensa se nós conhecermos como Ele pensa, e para conhecer a forma de pensar de Deus, precisamos ter comunhão diária com Ele e com sua Palavra. Do contrário enganaremos a nós mesmos.

Minha oração neste dia é para que possamos experimentar total mudança de pensamentos, de atitudes e de intenções. Que possamos de fato pensar, agir e falar como nosso amado Jesus Cristo.


Carina Ramos – Ministério Vida





bottom of page