top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Com tais pessoas vocês nem devem comer



Já disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 1 Coríntios 5:9-11 NVI
Essa passagem é extremamente interessante, pois ela deixa bem claro que Paulo estava falando que não devemos nos associar com pessoas que se dizem cristãs, mas que na verdade apresentam uma das características abaixo, veja:
Mas agora estou escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.(v.11). Vamos analisar cada uma das características. Veja bem:
Imoral – se refere e palavra grega pornos, que quer dizer alguém que se entrega a luxúria ou lascívia que é uma emoção de intenso desejo pelo corpo, também se refere a relações sexuais ilícitas, ou seja, algo que não é permitido perante a lei, ética ou moral; relativo à ilegalidade; algo que é proibido pela lei. Etimologicamente, a palavra “ilícito” se originou a partir do latim illicitus, se referindo ao que é ilegal, proibido ou moralmente errado.
Avarento – se refere a palavra grega pleonektés, que se trata de alguém que é desejoso de ter sempre mais; usado para uma pessoa gananciosa, cobiçosa; um fraudador, atropelando sempre os direitos dos outros.
Idólatra – se refere a palavra grega eidólolatrés e quer dizer um adorador de falsos deuses, qualquer um, mesmo um cristão, participante de alguma forma na adoração pagã; um homem cobiçoso, como um adorador de Mamom (deus do dinheiro).
Caluniador – se refere a palavra grega loidoros que quer dizer maldizente, injuriador, abusador; reprovação (injúria); usado para ferir a reputação de outro por denegrir, insultos abusivos, um insultador.
Alcoólatra – se refere a palavra grega methusos que quer dizer bêbado, embriagado.
Ladrão – se refere a palavra grega harpax que quer dizer voraz; um ladrão, um extorsionário (alguém que se utiliza da extorsão).
Após toda essa exposição de significados, veja bem, Paulo diz que se alguém diz que é nosso irmão em Cristo e pratica qualquer das coisas acima mencionadas, com tais pessoas não devemos nem comer. Infelizmente muitas pessoas se dizem cristãs, mas não agem como tal. Na época de Paulo já era assim, imagine em nosso tempo onde a maldade aumentou e o amor esfriou. Paulo nos aconselha a não nos associarmos com tais pessoas, devemos observar com quem nos associamos, não há comunhão entre as trevas e a luz. E o mais absurdo nesta passagem é que Paulo diz que estas pessoas se diziam cristãs, ele não está se referindo às pessoas do mundo e sim às pessoas que estão em nosso meio cristão. Pessoas que agem dessa forma, de fato apenas se dizem irmãos, mas, provavelmente não nasceram de novo, pois é muito difícil uma pessoa que nasceu de novo continuar a viver deliberadamente no pecado. Que possamos estar atentos para que não nos deixemos enganar pelos falsos ensinos destes tais que se dizem irmãos, mas não são.
Carina Ramos – Ministério Vida
bottom of page