• ministeriovidacwb

Considere a verdade




Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas, vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Romanos 6:8-11 NVI


Esses versículos falam claramente que Jesus morreu uma vez por todas para o pecado e que nossa velha natureza morreu juntamente com ele. Depois disso vem o versículo 11 que diz: da mesma forma considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus. Ou seja, do mesmo jeito que Jesus morreu de uma vez por todas para o pecado, vocês também considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus.


Essa palavra considerar no original grego é “logizomai” e significa, dentre outras coisas,


• levar em conta, algo que é considerado, supor, julgar, meditar sobre.


O mais interessante é que estudiosos do grego afirmam que essa palavra trata de coisas reais, e não apenas suposições. Conforme exemplo abaixo, para ficar mais claro:


• Se eu considero (logizomai) que em minha conta bancária tem R$ 25,00, é porque de fato tem R$ 25,00. Esta palavra lida com realidades e não com suposições.


Isso é incrível!

Significa que quando a Bíblia me diz “considere-se morta para o pecado” é porque essa é a realidade a meu respeito. Um dos significados que nós vimos para “logizomai’ (considerar) é meditar sobre.


Nós precisamos pensar intencionalmente sobre essa realidade. Nós morremos para o pecado. Olha o que está escrito nos versículos seguintes:


Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:12-14 NVI


Amados, nós precisamos considerar as verdades de Deus a nosso respeito. É importante lembrarmos que nós experimentamos essas verdades pela fé. Ao crermos que de fato morremos para o pecado juntamente com Cristo e que Nele nascemos de novo para uma vida completamente nova e justa, nós nos tornamos capacitados para vivenciar todas essas verdades. Por isso que no versículo 14 está escrito que o pecado não nos dominará, porque nós não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça. É debaixo da graça que nós recebemos uma nova vida, que está unida à vida de Cristo e por isso é poderosa e livre do domínio do pecado. Quando eu digo que temos uma vida poderosa, é porque temos o poder de Deus habitando em nós e nos capacitando para uma vida justa, santa e reta, para sermos instrumentos de justiça, assim como está escrito. Considere essa verdade, considere que Cristo é suficiente e desfrute dessa vida extraordinária que temos em Cristo Jesus.


Katiany Lins – Ministério Vida