top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Considerem-se mortos para o pecado


Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Romanos 6:11 NVI


Essa palavra é muito interessante! Quando lemos o texto completo, percebemos que alguns versículos antes (Leia Romanos 6:4-6) o apóstolo Paulo nos ensina que a verdade é que nós fomos crucificados com Cristo, ou seja, nós morremos com Ele, para que assim como Jesus ressuscitou nós vivamos uma NOVA vida. Mas perceba que logo depois ele escreve: considerem-se mortos! Há um poder imensurável nessa atitude. Sabe o que isso significa? O fato é que nós morremos com Cristo, mas essa verdade torna-se real para nós quando A CONSIDERAMOS como verdade.

A palavra considerar no original grego é λογιζομαι logizomai, e ela transmite uma idéia de fato concreto e não apenas uma suposição. Portanto, é fato concreto que nós morremos com Cristo e nós precisamos assumir essa postura, de mortos para o pecado e vivos para Deus. Aqui vai além de um conceito de renúncia de pecado, pois quando assumimos uma postura de renúncia, estamos dizendo que aquilo ainda é atraente para nós, mas nós escolhemos abrir mão.


Mas a verdade é: o pecado tinha domínio sobre a velha natureza (caída, corrupta e pecadora), mas agora que somos novas criaturas em Cristo Jesus e por meio de Cristo Jesus, nossa nova natureza (santa e justa) é dominada pela santidade, justiça e retidão, afinal, o governo sobre a nova natureza é Cristo Jesus. É importante entendermos essa verdade para a considerarmos. Com isso, não estou dizendo que nunca mais pecaremos, mas estou dizendo que precisamos considerar a verdade sobre a nossa nova vida em Cristo, caso contrário nos enredaremos com o fascínio do mundo e levaremos uma vida completamente fora do que foi estabelecido por Cristo e em Cristo.


O que o mundo oferece tem domínio sobre a velha natureza, portanto, quando ainda nos consideramos pecadores, permitimos que todo tipo de pecado nos fascine. Mas quando consideramos, ou seja, assumimos pela fé a verdade sobre a nova natureza, abrimos caminho para que de fato se manifeste em nós e através de nós, a vida de Cristo, pois a nova natureza vive por meio da Vida de Cristo. A crença errada nos faz viver apenas fagulhas da vida de Cristo, mas a crença na verdade nos torna capacitados a viver a plenitude da vida de Cristo. Quanto mais consideramos a verdade, mais e mais crescemos em Deus. Nossa caminhada é como o sol da alvorada, que vai brilhando dia após dia, até ser dia perfeito (Leia Provérbios 4:18).


Ore comigo: Pai ajuda-me a considerar a verdade, a assumir por meio da fé em Cristo Jesus a vida que o Senhor conquistou pra mim, uma vida completamente livre do domínio do pecado, uma vida que cresce dia após dia, que brilha cada vez mais. Pai, ensina-me a andar somente no caminho da verdade, para que em tudo minha vida glorifique ao Senhor. Em nome de Jesus, amém!

Katiany Lins - Ministério Vida

bottom of page