• ministeriovidacwb

De nada vale um conhecimento sem amor



O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

1 Coríntios 8:1b-3 NVI


Devemos entender bem o que a Palavra de Deus diz e não usá-la para satisfazer nossos achismos. A frase o conhecimento traz orgulho é extremamente interessante, a princípio pode parecer que não devemos ter conhecimento, mas a própria Bíblia diz que devemos crescer no conhecimento de Cristo. O que a Palavra está dizendo aqui não é que o conhecimento é mau, e sim que ele pode trazer orgulho. Quando ele traz orgulho? Quando achamos que sabemos tudo, que somos os mais sábios, que não temos mais nada para aprender, daí o conhecimento nos torna arrogantes e não pode ser assim. Veja que Paulo coloca o amor em oposição ao conhecimento. Então devemos apenas amar e não ter conhecimento algum? De maneira nenhuma. O que ele está dizendo é que se formos mestres em amar certamente não seremos arrogantes com o conhecimento. Se eu amo a Deus intensamente, logo eu amo a criação de Deus, e qual é a maior criação de Deus? As pessoas! Então se eu amo a Deus, eu amo ao próximo, e se minha vida está fundamentada no amor eu não vou me orgulhar por ser conhecedor de qualquer coisa que seja, e entenderei que mesmo que eu conheça alguma coisa, ainda estou crescendo no conhecimento. Quando nós achamos que esgotamos um assunto e já sabemos tudo sobre ele, isso mostra nossa arrogância e o quanto não sabemos coisa alguma. Deus não é contra o conhecimento, e sim contra o orgulho que o conhecimento pode trazer se nós não soubermos como usá-lo.

Amados, o conhecimento é uma bênção, mas se ele não for filtrado pelo amor nada feito. Se o meu conhecimento agride o meu irmão ele não passa de trapo de imundícia. De nada vale o saber se o amor não for a primeira coisa visível em nossa vida. Eu aprecio o conhecimento, mas se eu não amar, serei apenas uma enciclopédia fria, cheia de informações mas zerada de amor, consegue entender isso? Que possamos sim conhecer e crescer em conhecer, mas que o amor seja nosso filtro, seja o centro da nossa vida, porque Deus é amor e sem amor nós não somos coisa alguma.


Carina Ramos – Ministério Vida