Não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; Salmos 103:10-11 NVI
Muitas pessoas vivem amedrontadas com a frase: Deus é amor mas também é justiça. A maioria de nós foi ensinada que a cada delito que cometemos Deus nos castiga. Um Deus tirano. Sim Ele nos disciplina, mas disciplinar não significa nos jogar um mal para nos ensinar algo bom. Esse não é o caráter Dele. A bíblia relata que Ele não nos trata conforme nossos pecados e não nos retribui conforme nossa iniquidade, até porque se Ele assim procedesse não haveriam mais seres humanos na terra, pois sem dúvida nenhuma todos aqui ainda erram e muito. Ele ama os que o temem, ama seus filhos e quando disciplina é com amor.
Veja esse exemplo.
Um pai terreno disse ao filho: não desça aquele morro pilotando a bicicleta, é perigoso. O filho vai lá e desce. Chega em casa aos prantos e todo ralado. Um pai amoroso vai ajudar o filho, consola-lo, cuidar das suas feridas e quando o filho estivesse mais calmo o pai lhe diria: filho, porque você desobedeceu? Eu queria evitar que se machucasse. O filho pede perdão e o pai diz: agora precisará ficar um tempo sem a bicicleta, até sararem as feridas. Veja que o pai não tirou a bicicleta para puni-lo e sim para protegê-lo. Mas nós temos a visão de que o pai gritaria com o filho, bateria nele e ainda o deixaria de castigo um mês.
Amados, Deus é amor, e Ele sempre agirá em amor para nos proteger, mesmo que as vezes a disciplina não pareça boa. Mas no final a gente entende que é tudo por amor.