• ministeriovidacwb

Discussões são inúteis



Deixem de brigar por causa de palavras. Essas discussões são inúteis e podem causar grave prejuízo a quem as ouve. 2 Timóteo 2:14b NVT


Deixem de brigar por causa de palavras. Vamos analisar o significado de "palavras" no original grego.


λογομαχεω logomacheo


• disputar a cerca de assuntos vazios e superficiais


Essa expressão logomacheo é a junção de duas outras palavras. Logos, que se refere ao ato de falar e machomai que se refere ao ato de lutar.


Machomai também se refere àqueles que se envolvem numa guerra de palavras, disputar, discutir, brigar.


Em outras palavras, Paulo está dizendo para que não percamos tempo usando nosso ato de falar (logos) com disputas, brigas e discussões (machomai).


Devemos ter a sabedoria de manter a boca fechada, fazendo assim, até um tolo se passará por sábio. Paulo ainda diz que além de inúteis, essas discussões, muitas vezes até teológicas, podem prejudicar gravemente os ouvintes. Se nos portássemos de maneira tal que só falássemos quando fôssemos solicitados, tenho plena convicção que evitaríamos muitos aborrecimentos.


Amados, a boca fala do que está cheio o coração. Se alguém vive discutindo, mesmo que sejam discussões teológicas, mostra que em seu coração há discórdia, orgulho e contenda. Que possamos acatar o conselho de Paulo (que é a Palavra de Deus para nós) e abandonar tais atitudes. Em nome de Jesus.


Carina Ramos - Ministério Vida