• ministeriovidacwb

Enganos que parecem verdades




Surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.

2 Pedro 2:1b-‬2 NVI


Existem muitos ensinos deturpados sendo disseminado entre os cristãos. Alguns são heresias escandalosas, mas outros são pequenos equívocos, sutis, disfarçados e estes têm enganado a muitos. Um desses enganos chama-se:

No tempo da Graça eu posso todas as coisas e não existe mais obediência.


O fato de estarmos no tempo da graça não significa que não temos mais uma lei, ou código de conduta moral para seguirmos.

Nós hoje temos o Espírito Santo dentro de nós, este é quem nos capacita a obedecer.

Essa obediência não é mais um fardo e sim algo que faz parte da nossa nova natureza. Sim, nós somos livres, mas nossa liberdade não consiste em fazermos tudo o que quisermos e sim em fazer tudo o que devemos.

Muitos pensam, por exemplo, que por conta da salvação ser recebida gratuitamente pela fé em Cristo, não precisamos mais obedecer a lei de Cristo, e não precisamos mais fazer boas obras ou ajudar nossos irmãos em Cristo, quem pensa dessa forma e usa da Graça para viver assim, não entendeu absolutamente nada do Evangelho. Hoje, nós praticamos boas obras e obedecemos, não pela imposição da lei de Moises, e sim porque a lei de Cristo está tatuada em nossos corações pela presença do Espírito Santo em nós. Isso não é incrível? Pensar que podemos viver de qualquer maneira, faz com que a fé genuína seja rebaixada a uma mera aceitação mental sobre Cristo, ou seja, confessar a Cristo, mas apenas com os lábios e não em atos e em verdade.

Não são cristãos os que professam a fé em Cristo, e sim os que vivem essa fé, por isso a fé sem obras está morta, dizer que crê em Cristo, mas viver como um pagão é inútil. Esse falso ensinamento reduz a graça a uma simples aceitação e não a uma total submissão a Cristo. Liberdade pregada de forma equivocada dá margem para libertinagem. Somos livres em Cristo Jesus e não fora Dele.


Amados, tenham cuidado, falsos ensinos chegam até nós todos os dias, de várias formas diferentes, alguns são bem convincentes, mas quando são comparados com a Verdade da Palavra, são desmascarados. Não saia por aí acreditando em qualquer coisa. A Bíblia é para ser estuda de forma completa, um livro está interligado ao outro, um explica o outro. Cuidado com a interpretação de versículos isolados. Texto fora de contexto é pretexto para heresias. Já peguei muitos doutores de teologia usando textos fora de contexto para apoiarem suas insanidades e já li vários livros cujas referências Bíblicas estavam erradas.


Vigiem e orem. Estudem a Palavra.

Que Deus cuide de cada um de nós.


Carina Ramos - Ministério Vida