Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.
1 Timóteo 4:13
Sabemos que aquele que ensina exerce ministério de mestre e aquele que exorta geralmente tem ministério profético. Mas afinal de contas o que significa ensinar e exortar? Vamos ver as palavras no original grego.
Ensino; διδασκαλια didaskalia
1) ensino, instrução
2) aquilo que é ensinado, doutrina
3) ensinamentos, preceitos
Exortar: παρακλησις paraklesis
1) exortação, admoestação, encorajamento
2) consolação, conforto, aquilo que proporciona conforto e descanso
3) discurso persuasivo, palestra estimulante
4) instrutivo, repreensivo, conciliatório
Vemos aqui que ensinar é exatamente o que a palavra diz, é instruir alguém de acordo com a doutrina Bíblica. Ensinar o caminho certo, como um professor. Já exortar pode ter vários sentidos. Uma exortação pode ser de encorajamento, conforto, consolo, ou pode ser uma repreensão, chamar a atenção para o caminho certo. Muitas pessoas gostam do ensino, mas não curtem muito as exortações quando elas mostram o erro.
Amados, eu por exemplo, que exerço ministério profético, não exorto porque quero ou sobre o assunto que eu desejo, eu apenas sigo a direção de Deus, ora para consolar, ora para encorajar e ora para chamar a atenção e corrigir, e por que faço isso? Porque é o meu chamado. E eu faço com amor porque meu desejo é que todos sigam o caminho certo e cresçam no pleno conhecimento de Cristo. Quando ensinamos e exortamos nosso maior desejo é que cada um de vocês alcance a maturidade espiritual e consiga desfrutar uma vida de paz, amor e alegria, indiferente das circunstâncias. Vale lembrar que nós também estamos aprendendo e que Deus também puxa nossas orelhas quando necessário, todo pai que ama corrige.
Minha oração é que tenhamos sempre um coração disposto a aprender!
Carina Ramos – Ministério Vida