• ministeriovidacwb

Espírito Santo: nosso conselheiro



Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14:26 NVI


Amados, nós como o corpo de Cristo, como filhos de Deus, precisamos aprender a ser guiados pelo Espírito Santo. Muitas vezes nós recebemos um ensino que não enfatiza essa realidade, que não nos ensina a de fato vivermos pelo Espírito e no Espírito; ensinos que enfatizam apenas regras exteriores, apenas comandos exteriores, como se nós estivéssemos num exército que o comandante dá as regras e nós temos que dizer amém para tudo. Amados, a Bíblia fala que nós nascemos de novo, que nós recebemos uma nova natureza, uma natureza espiritual, celestial e que fomos unidos ao Espírito de Deus (Aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele – 1 Coríntios 6:17).


O Espírito Santo é o nosso maior mestre, é aquele que nos ensina todas as coisas. Nós precisamos aprender a ser guiados por Ele, precisamos compreender que nós nascemos de novo, que temos uma natureza espiritual. Ele é o nosso maior mestre e nosso maior conselheiro. Não estou dizendo que não podemos pedir ajuda e conselho para outras pessoas, não é isso. Mas primeiramente precisamos compreender que nós temos o melhor mestre e conselheiro habitando em nós. Quantas vezes recorremos pedindo ajuda para todo tipo de gente e às vezes ficamos tão desesperados que pedimos ajuda até para pessoas que não creem em Cristo Jesus. Como alguém que não crê em Cristo poderá socorrer um cristão? Desculpa amados, mas não tem como. Nós pertencemos a Deus, vivemos no Reino de Deus, fomos transportados do império das trevas para o Reino de Cristo Jesus. Precisamos aprender a viver nesse Reino, a sermos guiados pelo dono deste Reino.


Amados, olha que verdade poderosa essa escrita no versículo acima. Jesus nos deixa bem claro que o Espírito Santo é um conselheiro. A palavra “conselheiro”, em outras versões diz consolador, é a palavra grega “parakletos”, que significa ajudador, aquele que nos auxilia, que nos consola, que nos dá conselhos, que está ao nosso lado. Ele também é aquele que nos ajuda a lembrar de todas as coisas ditas por Jesus Cristo. Nessa ocasião específica Jesus estava falando com seus discípulos, dizendo que depois que ele morresse, ressuscitasse e voltasse para o Pai, viria o conselheiro, que é o Espírito Santo, e então eles lembrariam tudo o que Jesus tinha ensinado a eles durante aqueles três anos. Hoje nós continuamos tendo o Espírito Santo como nosso conselheiro, como nosso mestre (que nos ensina todas as coisas) e também como aquele que nos lembra de tudo que Jesus diz por meio de Sua Palavra. Sabemos que Jesus é o Verbo encarnado, então quando nós lemos a Palavra, escutamos a Palavra, quando nós nos relacionamos com a Palavra de Deus, nós estamos ouvindo as Palavras de Cristo Jesus e o Espírito Santo é aquele que nos lembra de todas as coisas que estudamos.


Amados nós temos esse tesouro. Nós fomos unidos ao Espírito Santo. Não precisamos viver como se estivéssemos sozinhos aqui nesse mundo, correndo desesperados de um lado para o outro. Nós temos o maior e melhor conselheiro, o maior e melhor mestre, aquele que nos lembra de todas as palavras de Cristo Jesus, habitando dentro de nós. Eu quero encorajar você a compreender a verdade de que você é uma nova criatura, que você agora é um ser espiritual, celestial. Você foi unido a Cristo Jesus, agora você é um espírito com o Senhor, você está unido ao Espírito Santo de Deus. Tudo o que você precisa você tem aí dentro de você. Você precisa de um conselho? O Espírito Santo está aí, peça a Ele. Receba essa verdade em nome de Jesus e viva por meio dela.


Vamos orar? Pai, muito obrigado porque o Senhor morreu, ressuscitou, foi para o céu e está a destra de Deus, mas o Senhor não nos deixou sozinhos. Pai, o Senhor nos deu o seu Espírito, que é a plenitude da sua vida. Muito obrigado Pai, porque o teu Espírito é o nosso maior conselheiro, o nosso maior mestre e o nosso maior ajudador. Oro para que cada um dos meus amados irmãos compreendam essas verdades e aprendam a ser guiados pelo Teu Santo Espírito, em nome de Jesus. Amém!


Katiany Lins – Ministério Vida CWB