• ministeriovidacwb

Este é o culto racional de vocês





Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:1-3


Que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. A princípio veja o que significa racional

Do grego λογικος logikos

1) que pertence à razão ou à lógica 2) espiritual 3) que concorda com a razão, que segue a razão, razoável, lógico


Então nosso culto a Deus é: Lógico, racional, espiritual, que concorda com a razão e que segue uma lógica. O fato de sermos espírito que temos uma alma e habitamos em um corpo, não significa que temos um culto místico, muito pelo contrário, nós seguimos a lógica e a razão. Até porque espírito não anda por aí ilogicamente e sem razão. Tendo isto em mente, vejamos o que Paulo descreve a seguir como parte desse culto:


1. Não nos amoldarmos a este mundo, ou seja, adaptar ao molde ou modelo. Se acostumar, ajustar, conformar, habituar. 2.Transformarmos nossa maneira de pensar. E transformar no grego ανακαινωσις anakainosis, significa: restauração, renovação, completa mudança para melhor. 3. Não termos de nós mesmos um conceito mais elevado do que se deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado.


Podemos dizer então que nós nos oferecemos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável, através do nosso culto racional. E os itens acima fazem parte desse culto racional. Aqui fica claro que cultuamos a Deus não somente nos momentos de culto em nossas igrejas, mas nossa maneira de viver é o nosso verdadeiro culto a Deus.

Portanto amados, quando estivermos reunidos para adorar a Deus, não queiram algo não bíblico. Nós não somos robôs que são programados por pessoas para agir de determinada maneira. Deus é soberano e milagroso e Ele faz muitas coisas sobrenaturais em nosso meio, mas cuidado para não desejar apenas as profecias e os “moveres espirituais” e se perderem da Verdade da Palavra. Não adianta cair no reteté e não praticar os itens acima. Recebemos uma nova natureza, que possamos viver por meio dela e cultuar a Deus por meio dela.


Carina Ramos - Ministério Vida