top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Evite conversas inúteis e discussões




Timóteo, guarde o que foi confiado a você. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; professando-o, alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês. 1 Timóteo 6:20-21 NVI


Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra-se como câncer. 2 Timóteo 2:16-17a


O apóstolo Paulo instrui seu filho na fé, Timóteo, a guardar tudo aquilo que lhe foi confiado, ou seja, seu chamado e toda instrução da sã doutrina que ele recebeu de Paulo.


Paulo deixa bem claro que ele deveria evitar conversas inúteis e profanas, e as ideias contraditórias que é chamado falsamente de conhecimento, ele segue dizendo que aqueles que não observaram essas instruções, desviaram-se da fé. Olha a importância de darmos atenção a essa instrução tão clara de Paulo. Na segunda carta a Timóteo, ele fala novamente para que ele evite conversas inúteis e profanas e diz que quem se dá a esse tipo de coisa é como quem prossegue para a impiedade e seu ensino é como um câncer. Forte não?


Em nossos dias não é diferente. Muitos gostam de conversas inúteis, debates, discussões teológicas, que eles chamam falsamente de conhecimento. É por essas e outras que nós, do Ministério Vida, nos posicionamos contra discussões e debates, quem nos acompanha já deve ter notado que apagamos comentários que levam a discussões e excluímos da página pessoas que se dão ao trabalho de tentar discutir ou causar polêmicas. Fazemos isso com muita paz no coração e temor a Deus, pois recebemos a instrução do nosso amado Senhor para ensinar a quem quer aprender e não a quem quer polemizar. Nós entendemos que quem quer realmente aprender irá nos procurar em particular e não fazer comentários maldosos em público.

Esse tipo de comportamento além de inútil é característico de pessoas ignorantes, que além de não desejarem conhecer a verdade, ainda desejam fazer adeptos às suas loucuras, devaneios e insanidades. Quem realmente quer aprender é humilde e pacífico. Mas os lobos disfarçados de ovelhas são sarcásticos, debochados, briguentos, polêmicos, irados e descontrolados emocionalmente.


Amados, sejam pacíficos e pacificadores, evitem conversas inúteis que em nada edificam. Evitem discussões infrutíferas e que estão muito longe de ser o conhecimento verdadeiro. Uma pessoa pode ser muito inteligente e ter muito conhecimento e ainda assim ser tola. Um tolo se manter a boca fechada pode até se passar por sábio, mas não é isso que o torna sábio, nesse caso será apenas um tolo de boca fechada. O verdadeiro conhecimento se chama sabedoria que vem de Deus e está baseada na humildade e na mansidão.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page