• ministeriovidacwb

Examinem-se para ver se vocês estão na fé



Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados! E espero que saibam que nós não fomos reprovados. 2 Coríntios 13:5-6 NVI


Esta é uma palavra do apóstolo Paulo para a igreja de Corinto e é interessante porque ele diz: examine-se para ver se vocês estão na fé, provem a si mesmos, ou seja, uma autoanálise é o que ele está pedindo, olhem para vocês mesmos e se perguntem: será que eu estou vivendo na fé, pela fé ou não? Será que eu estou vivendo no Espírito ou não? Mas nós precisamos compreender que a vida do justo é pela fé, nós somos os justos porque nós fomos justificados por Cristo, fomos declarados justos diante de Deus por causa de Cristo Jesus e a vida de todos os justos é pela fé. Isto é o que está escrito em Romanos 1:17 “O justo viverá pela fé”.


Fé na suficiência de Cristo Jesus, fé na vida de Cristo, na obra completa que Ele realizou; exatamente o que o apóstolo Paulo falou no versículo 5, examine-se para ver se vocês estão na fé, não percebem que Cristo Jesus está em vocês? Ou seja, nós precisamos de vez em quando fazer essa autoanálise, será que eu estou vivendo pela fé ou eu estou vivendo por mim mesmo, pela minha própria capacidade, pela minha própria sabedoria, pelas obras da carne? A vida pela fé é a vida no Espírito e se nós vivemos no Espírito, como está escrito em Gálatas, de modo nenhum satisfaremos as vontades da carne, porque o Espírito é quem governa sobre nós, então nós precisamos olhar para nós no sentido de: será que eu realmente estou depositando a minha completa confiança no Evangelho ou eu estou dependendo de mim mesmo? Será que estou dependendo do mundo, dependendo das pessoas, dependendo da sabedoria dessa terra? Será que eu estou vivendo na fé ou eu estou vivendo na carne, pela capacidade meramente humana, terrena, natural?


A vida pela fé manifesta a vida do Espírito, isso não significa que nunca mais vamos errar. Erraremos, é claro, mas não erraremos o tempo todo. A vida pela fé é uma trajetória diária de aperfeiçoamento, da manifestação da vida de Cristo que habita em nós. Agora se vivemos pela nossa própria capacidade, pelos nossos próprios esforços, então os frutos do Espírito não serão manifestos através de nós, podemos olhar para nós mesmos e percebermos, será que os frutos do Espírito estão dia após dia sendo manifestados através de mim ou será que eu estou aqui estática, paralisada ou muitas vezes até retrocedendo e vivendo pela minha própria vontade?


O convite de Deus para nós hoje é examine-se. Vocês estão vivendo na fé e fé na suficiência de Cristo Jesus, na completa dependência do Evangelho da Graça ou estão vivendo por si mesmos? E se alguém achar que está vivendo por si mesmo não entre em desespero, apenas renda- se e diga ao Senhor: eu me rendo, eu quero viver pela fé, eu quero viver em completa confiança no Senhor, na sua Palavra, no seu Evangelho.

Amados, precisamos aprender a viver na fé e pela fé, a fé é a vida no Espírito e pelo Espírito. Render-se ao governo do Espírito Santo é como eu falei antes, não significa que nós nunca mais vamos errar, mas significa que o Espírito estará o tempo todo fluindo em nós e através de nós, seja manifestando seus frutos, outras vezes nos corrigindo, nos alinhando, mostrando para nós o que está errado, às vezes Ele flui com tanta liberdade, que todos veem que é o Espírito Santo fluindo através de nós e algumas vezes Ele trata conosco em nosso coração, alinhando aquilo que precisa ser corrigido, aquilo que precisa ser alinhado com a mente de Deus. Que hoje nós possamos pensar nisso, olhar para nós e verificar se estamos vivendo na fé e pela fé. E se por acaso não estamos, que possamos nos render em nome de Jesus, porque Cristo é suficiente para nós.


Vamos orar?

Pai, muito obrigada porque nós não precisamos depender de nós mesmos, mas nós podemos depositar a nossa completa confiança em Ti, podemos depositar a nossa fé em Cristo Jesus e na Sua Palavra, nos ajuda a viver em completa rendição a Ti Senhor, nos ajuda Pai a viver na fé e pela fé, nos ensina a viver assim todos os dias da nossa vida. Pai, nós queremos que a nossa trajetória seja marcada por uma vida de fé, para a sua glória, que seja uma trajetória marcada por uma vida de completa confiança em Ti, em nome de Jesus.


Katiany Lins – Ministério Vida