• ministeriovidacwb

Gratos pela graça



Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que dele receberam em Cristo Jesus. 1 Coríntios 1:4 NVI

Quando Paulo usa a expressão dou graças, a palavra graças aí é:

Palavra Original: εὐχαριστέω

Transliteração: eucharisteó

Definição: agradeço, agradecer, ser grato, sentir-se grato, dar graças.

Quando Ele diz por causa da graça, já é outra palavra completamente diferente, veja:

Palavra Original: χάρις, ιτος, ἡ

Transliteração: charis

Definição: graça, favor, bondade, graça como um presente ou bênção trazido ao homem por Jesus Cristo, apropriadamente, aquilo que proporciona alegria, prazer, deleite, doçura, encanto, amabilidade, boa vontade, bondade amorosa.

De modo mais amplo significa: Disposto a, inclinado, favorável a, inclinado para compartilhar benefício, (xáris) é usado preeminentemente para o favor do Senhor – livremente estendido para se entregar às pessoas (porque Ele está “sempre se inclinando para elas”); se refere a Deus estendendo-se livremente e alcançando as pessoas porque Ele está disposto a abençoá-las (estar perto).

Então o que Paulo estava dizendo é que ele se sentia grato por aquilo que Deus havia derramado sobre os coríntios. Trazendo para nós hoje, o que podemos aprender com isso?

Devemos ser constantemente gratos pela graça que Deus derramou sobre nossas vidas em Cristo Jesus. Nós fomos presenteados com o favor de Deus, com sua bondade. Por meio de Jesus nós fomos presenteados com tudo aquilo que proporciona alegria, prazer, deleite, doçura e encanto. Não prazer de acordo com os padrões humanos, mas sim um prazer que vem do próprio Deus para nossa vida. Essa graça significa que Deus está disposto, inclinado, favorável a nos abençoar, inclinado a compartilhar seus benefícios conosco, por sua própria vontade Ele está nos favorecendo. Consegue compreender a grandeza disso? Será que isso não é motivo de constante agradecimento? Pense nisso.

Carina Ramos – Ministério Vida