top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Graça, favor imerecido


E, no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo. Gênesis 17:20 NVI

Muitas pessoas ao lerem a história de Abraão enfatizam seu erro, o fato dele e Sara não terem tido paciência de esperar o filho da promessa e por meio de um improviso, trouxeram à vida Ismael. Enfatizam que eles tentaram ajudar Deus e sofreram consequências, pois a aliança de Deus era com Isaque e não com Ismael. Mas lendo essa escritura e conhecendo o caráter abençoador de Deus, eu gostaria de enfatizar o outro lado dessa história. A graça de Deus. O favor imerecido. Abraão merecia um castigo por seu erro e precipitação, Ismael deveria já vir ao mundo sob maldição, afinal era o filho da desobediência. Mas Deus é tão bom, tão bom e tão bom, que Ele não imputou condenação a nenhum dos dois e nem fez Abraão pagar as consequências do seu erro, ao contrário, Ele levou em conta o pedido de Abraão para que Ismael também fosse abençoado. E Deus em sua infinita misericórdia e graça, abençoou Ismael, multiplicou sua descendência, fez dele pai de príncipes e um grande povo. Quando lemos o antigo testamento com a revelação do novo, podemos perceber o caráter amoroso e gracioso de Deus para com os seus filhos.

Nós, temos o costume de pensar que se um filho erra, merece castigo ou merece sofrer as consequências. Um pai pode disciplinar um filho, mas castigar ou deixar que ele sofra consequências não provém do amor. Deus disciplina sim, mas Ele não é o pai carrasco que muitos pintam por aí. Quando o filho pródigo voltou pra casa querendo ser um escravo, como castigo pelos seus erros, o pai o recebeu com amor e festa, e nem deu ouvidos ao que ele disse. Errar faz parte da caminhada dos filhos de Deus, mas aqueles que são realmente filhos, reconhecem seus erros e tem o coração voltado para Deus e este por sua vez, está pronto para agir com graça e misericórdia. Porque assim é Deus. Esse é o caráter Dele. Quem gosta de condenar, castigar ou ver os filhos de Deus sofrerem consequências de escolhas erradas é o diabo. Se você não tem parte com o diabo, não aja como ele. Deus está sempre pronto a socorrer um filho, mesmo quando ele erra. Isso é paternidade.


Receba essa graça e viva por meio dela.

bottom of page