• ministeriovidacwb

Heresias destruidoras



No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras.

2 Pedro 2:1a

A Bíblia é muita clara quando fala sobre as heresias, elas estavam presentes no passado, e estão presentes hoje em nosso tempo. Mas o que é heresia? Como reconhecer uma heresia? Pois bem, vamos ao significado da palavra heresia no dicionário em português.

  • Ofensa ou desrespeito a uma religião.

  • Doutrina contrária aos preceitos estabelecidos pela Igreja.

  • Instituição, ideia ou ideologia rejeitada pela Igreja, tida como falsa.

  • Fundamento, ideia ou opinião que se opõe ao senso aceito pela maioria.

No grego: αιρεσις hairesis

  • Facção, seita religiosa, discórdia, contenda.

  • Um grupo de homens escolhendo seus próprios princípios (seita ou partido)

  • Na enciclopédia de Orlando Boyer encontra-se: doutrina oposta aos ensinamentos divinos.

A primeira coisa que precisamos entender é que o diabo não é burro, e isso basicamente significa que ele não cria heresias fáceis de serem notadas, geralmente são introduzidas secretamente, como diz Pedro e são tão bem elaboradas que até parecem verdades. São ensinamentos trabalhados durante anos e anos, que vão chegando sorrateiramente e se infiltram no meio cristão causando uma enorme destruição.

Creio que muitos que acompanham meus estudos já notaram que vez ou outra eu volto a esse assunto, e por quê? Porque infelizmente muitos cristãos estão sendo enganados pelas heresias, denominações inteiras, grandes e famosas que não passam de heresias, tão enganadoras que os cristãos simplesmente não conseguem notar e até brigam para defender as doutrinas que aprenderam.

Amados, precisamos conhecer a Bíblia de capa a capa e de preferência consultar várias versões, ou traduções, para que não nos deixemos enganar. Estudar a Bíblia com estudos dirigidos por outros é benção, mas muitos utilizam esses estudos dirigidos para enganarem as pessoas que não tem o costume de ir conferir na sua própria Bíblia a veracidade das coisas. Os enganadores usam textos fora de contexto para enganar as pessoas, cegá-las a tal ponto que as mesmas não se dão conta disso.

É triste dizer isso, mas temos denominações famosas que foram fundamentadas em heresias, isto não está explícito, é tudo muito bem escondido e elaborado. Então meu convite a você hoje é: ore e peça ao Espírito Santo de Deus para lhe revelar se o lugar que você tanto ama como denominação, não está fundamentado em ensinos equivocados. Existem muitas denominações boas, embora nenhuma seja perfeita, mas entre não ser perfeita e ser herética, o melhor é só não ser perfeita, concorda comigo? Que Deus possa guiá-los ao lugar onde Ele mesmo quer se revelar a você, em nome de Jesus.

Carina Ramos – Ministério Vida