top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Instruídos pela Verdade




Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. Tito 2:1


A palavra doutrina em grego, διδασκαλια didaskalia, significa:

1) ensino, instrução, aquilo que é ensinado, preceitos.


Paulo está instruindo Tito a falar apenas o que está de acordo com a sã doutrina. Ou seja: ensine apenas baseado no ensino que recebeu de mim, baseado na instrução da Palavra de Deus. Ensine o que está na Palavra, não crie nada novo, não invente nada, não cogite algo irreal, a Palavra de Deus é suficiente. Veja essa passagem: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” 2 Timóteo 3:16. O que Paulo estava falando era algo tão simples: ei não precisa enfeitar o evangelho para parecer mais atraente, basta pregar a verdade da Palavra na íntegra, fiel ao que está nas escrituras, respeitando, é claro, os tempos, as alianças e o contexto histórico.


Trilhões de doutores em teologia, eruditos famosos, pais da igreja, príncipes da pregação, já passaram por esse mundo. Muitos deles fundaram métodos e doutrinas que regem o povo de Deus ainda hoje. Alguns são quase adorados, e ai de quem for contra seus ensinos.

Será que Deus quer que vivamos baseados na revelação dada a esses homens ou na revelação dada pelo Espírito Santo aos escritores da Bíblia? Entendam bem o que digo. Não estou contra os grandes pregadores, inclusive leio alguns que já descansaram em Deus, o que estou dizendo é: vivo minha fé baseada no estudo de alguém, ou baseada no que a Bíblia diz?


Amados, muitos têm colocado homens e mulheres de Deus, do passado, quase no lugar do próprio Deus. Mas negam veementemente que façam isso. Ministérios inteiros fundados e fundamentados em doutrinas dadas a homens e mulheres. Não é a toa que a igreja de hoje seja absolutamente oposta à igreja de atos. Aprenda com os outros sim, mas também estude a Bíblia por si só. Não lute para defender a ideia de alguém e sim para manter-se fiel a verdade da Palavra, ainda que isso signifique ficar sozinho, perder amigos e ser perseguido. Aquilo em que cremos determina nossas decisões e nossa forma de viver. Creia corretamente. Ore constantemente para que Deus não deixe com que você seja enganado, seja humilde para reconhecer um entendimento equivocado e ousado para voltar ao caminho da verdade.


Carina Ramos - Ministério Vida

bottom of page