top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Justiça de Deus



Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 NVI


Muitos utilizam a frase "Deus é amor, mas também é justiça" no intuito de falar sobre o juízo de Deus. Essa frase traz com ela um entendimento errado sobre o caráter de Deus, e esse entendimento equivocado gera medo em muitas pessoas, o medo produz tormento e condenação, a condenação afasta o ser humano de Deus. A justiça de Deus não traz condenação ao homem, pelo contrário, a justiça de Deus torna o homem aceitável a Deus. Justiça e juízo são coisas diferentes. Leia novamente o versículo acima, está escrito que por meio de Cristo nós somos feitos JUSTIÇA DE DEUS.


Essa palavra justiça no grego é δικαιοσυνη dikaiosune, e significa: estado daquele que é como deve ser, condição aceitável para Deus, doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus.


Jesus levou sobre si mesmo toda condenação e juízo que nós merecíamos receber, portanto, a obra Dele, o sacrifício perfeito Dele garantiu a todo aquele que crê uma nova vida aprovada por Deus, ou seja, uma vida justa. Isso se tornou realidade para nós quando Cristo ressuscitou dentre os mortos, vencendo seu último inimigo (a morte) e ao se assentar à direita do Pai enviou o Seu próprio Espírito, para que por meio Dele nós fôssemos declarados justiça de Deus.


Portanto, a frase que expressa o caráter de Deus é: Porque Deus é amor, Ele exerceu sua justiça por meio de Cristo Jesus. Por isso o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. O desejo de Deus não é condenar o mundo, exercer juízo sobre ele. A condenação é o não crer em Jesus Cristo, quem não crê já esta condenado, já está debaixo de juízo. Porém, esse juízo nunca foi planejado para o ser humano, era para ser apenas para satanás e seus demônios. O plano de Deus sempre foi que em Cristo Jesus e por meio Dele todo homem fosse salvo, e então declarado justo, aceitável a Deus. A justiça de Deus não produz morte, a justiça de Deus produz vida. Essa justiça é celebrada por nós que cremos e deve ser anunciada para o mundo, por meio da pregação do evangelho, para que o mundo seja reconciliado com Deus.


Veja o que está escrito:


Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem , que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em JUSTIÇA e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:22‭-‬24 NVI

A justiça proveniente da verdade, que é Jesus Cristo, resulta em uma nova vida. É essa nova vida que o mundo precisa saber que está disponível em Cristo Jesus e por meio de Cristo Jesus, vida essa completamente livre do domínio do pecado e da morte, vida justa e santa.

bottom of page