top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Liberdade no comportamento



Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

Colossenses 2:20‭-‬23 NVI


Nós morremos com Cristo para os princípios deste mundo. Todas estas regras como: não coma isso, não toque naquilo, mulheres usem só saias e por aí vai, são regras humanas e não servem para refrear os impulsos da carne. Elas aparentam sabedoria por sua religiosidade mas na verdade escondem uma falsa humildade e trata o corpo de forma severa. Se morremos com Cristo, também com Ele ressuscitamos, logo nós recebemos a vida Dele, e através desta vida nós temos condições de manifestar um comportamento sadio.


Somos livres em Cristo Jesus. Através da Vida Dele em mim, eu sei exatamente quando falar e quando calar, o que devo vestir, como tratar as pessoas. É algo natural. E por que muitas das vezes agimos ao contrário do que deveríamos? Em alguns casos não sabemos quem somos e isso faz com que vivamos a vida de servo e não de filho. Em outros casos não mergulhamos em Cristo, através da oração, estudo da Palavra e louvor e nos tornamos alvo dos maus pensamentos e dos maus comportamentos.


Porém, essas proibições e severidades com o corpo não tornam ninguém mais santo ou menos santo, mais liberto ou menos liberto, a realidade sobre nós é: Somos Livres em Cristo, e com isso Santos e libertos. Todas essas regras humanas tem apenas a intenção de nos escravizar. Nos fazem puros por fora mas por dentro nada mudou. Quando entendemos que Jesus nos libertou e que Nele temos acesso a toda essa liberdade o nosso bom comportamento é apenas a consequência disso. E vamos gradativamente evoluindo, é um processo de amadurecimento e crescimento.


Muitos porém, se utilizam dessa liberdade para dar ocasião à carne e invertem os valores de Deus. Liberdade não significa libertinagem. Somos livres mas temos um dono. Foi para liberdade que Cristo nos libertou.


Que possamos desfrutar desse tão grande presente de forma que manifestemos a Vida Dele. E que o Espírito Santo seja o árbitro em nosso coração.


Carina Ramos

bottom of page