• ministeriovidacwb

Não irritem seus filhos



Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6:4 NVI


Normalmente quando alguém que não tem filhos dá conselhos a respeito de criação de filhos, a resposta é unânime: você fala isso porque não tem filhos. Tenho percebido que valorizamos mais as nossas experiências do que a Palavra de Deus. As nossas experiências não podem ser consideradas infalíveis, mas a Palavra de Deus é infalível. A Palavra do Senhor não muda e nunca mudará, ela é viva, poderosa e eficaz para gerar vida em todo aquele que ouve e crê. Eu não tenho filhos, mas creio que Paulo também não tinha, provavelmente nem casado ele era. Mas ele foi o instrumento que Deus usou para dar essa instrução divina sobre criação de filhos.


A palavra “irritem” no original grego é παροργιζω/parorgizo e significa incitar à ira, provocar, exasperar, zangar, enfurecer.


Creio que uma maneira bem prática de não irritar os filhos é tratá-los como você gostaria de ser tratado. E outra coisa indispensável para os pais serem eficazes na criação dos filhos, é eles receberem a plenitude do amor de Deus e se verem como filhos de Deus que eles são. Quando entendemos quem somos em Cristo, nos tornamos capacitados para transmitir isso. Um pai ou uma mãe que ainda não recebeu a plenitude da sua identidade de filho(a) de Deus, não compreende como Deus trata um filho. Por isso a criação de filhos tem tudo a ver com a maturidade espiritual dos pais. Alguém que não recebeu a plenitude da adoção de filho de Deus, provavelmente criará seus filhos com berros e pontapés, provocando a ira deles e os deixando enfurecidos. Deus é amor e nos trata com amor. Somos disciplinados? É claro, mas a disciplina de Deus, mesmo que no momento pareça ruim, produz frutos de justiça e alegria. Assim deveria ser a disciplina dos pais sobre seus filhos, não incitando à ira, mas produzindo frutos de justiça. Minha oração hoje é que cada pai e cada mãe renda-se à verdade de Deus e seja guiado pelo Espírito Santo para criar seus filhos segundo a instrução e o conselho de Cristo Jesus.


Katiany Lins – Ministério Vida