• ministeriovidacwb

Não manipule as pessoas




Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo. Então não seremos mais imaturos como crianças, nem levados de um lado para outro, empurrados por qualquer vento de novos ensinamentos, e também não seremos influenciados quando nos tentarem enganar com mentiras astutas. Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça. Efésios 4:11-15 NVT


É muito interessante como cada um dos dons, se usados segundo a verdade, são capazes de preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo. A palavra segue dizendo que desta forma não seremos mais imaturos como crianças, sendo levados daqui pra ali, em todo vento de doutrina, empurrados e influenciados por ensinamentos equivocados.


Infelizmente muitos têm usado o sistema eclesiástico para manipular, aprisionar e escravizar as pessoas. Chegam a dizer que se não fizerem isso ou aquilo, a mão de Deus vai pesar. Forçam as pessoas a assumirem cargos dos quais não possuem nenhum dom para tal, ou muitas vezes forçam as pessoas a assumirem cargos de mais, então a pessoa faz, faz e faz, e chega um determinado momento em que não suporta mais e adoece mentalmente e às vezes até fisicamente. A pessoa fez, fez e fez, mas não aprendeu nada, não manteve um relacionamento pessoal com Deus e com sua Palavra. Muitos tentam enganar o povo de Deus com mentiras astutas, e os cegam para a verdade libertadora da Palavra de Deus.


Amados, não se deixem levar por ensinos que só desejam escravizá-los, por ensinos que te manipulam para fazerem aquilo que os outros desejam, por ensinos que colocam peso em cima de vocês. O Evangelho liberta e não aprisiona. Vocês são propriedade de Cristo e não de alguma denominação. Entenda o que digo, não sou contra as denominações, jamais, mas infelizmente muitas têm manipulado suas ovelhas. Nós somos igreja de Cristo onde quer que estejamos reunidos, em casa, no templo ou numa pracinha. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18:20 ACF).


Quanto a mim, usarei o final deste versículo para dizer o que desejo:

Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça. Efésios 4:15 NVT


Quem tem dons pastorais ou de ensino, não usem seu dom para manipular as pessoas.

E vocês amados que possuem outros dons, não se deixem manipular. Os dias são maus, precisamos estar ligados, o diabo não está brincando de ser diabo e vai lutar para tragar quem ele puder. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mateus 7:21 ACF).


Que possamos crescer verdadeiramente no pleno conhecimento de Cristo Jesus!


Carina Ramos – Ministério Vida