• ministeriovidacwb

Nem tudo que parece é




Eu digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Colossenses 2:4, 8


Uma heresia não nasce da noite para o dia, são anos assimilando um ensinamento equivocado. Os adeptos às heresias nunca se revelam como tal. Eles são tão convincentes em suas pregações e explicações que aquilo que é uma mentira torna-se tão parecido com uma verdade, que muitos aceitam como verdade.

Quem quer enganar o outro, geralmente tem explicação para tudo, distorcem a Palavra e usam textos fora de contexto para explicarem seus delírios. Outros se baseiam em sonhos e visões e refutam veementemente qualquer coisa que se ponha contra seus devaneios. Paulo nos alerta a não deixarmos que ninguém nos faça escravos dessas filosofias vãs, que se fundamentam nas tradições humanas, costumes, sistemas criados pelos homens. Hoje vemos muitos desses sistemas eclesiásticos invadindo o meio cristão, muitas regras e doutrinas fundamentadas em versículos fora do contexto para prender, escravizar e amedrontar as ovelhas de Cristo. Paulo alerta que esse ensino enganoso se baseia nos princípios elementares do mundo, do kosmos em grego, ou seja, mundo, universo, a terra.


O que acontece é que se pega a ideia produzida, criada pelo mundo e readapta essa ideia para o meio cristão evangélico. Então, muitos estão escravizados por sistemas que não condizem com as verdades da Palavra. E o pior é que muitos nem fazem ideia disso, pois aprenderam assim e creem que aquilo é a verdade. Diga a uma criança que ela é um macaco, crie ela na selva, ensine ela a ser macaco, introduza ela numa aldeia cheia de macacos e logo você perceberá que a criança apresentará comportamentos de macaco. Quer outro exemplo interessante? Amarre um filhote de elefante com uma corda em um toco, com espessura suficiente para segurar um elefante bebe, ele tentará sair muitas vezes, mas então se dará conta de que não tem força suficiente, então ele se conforma em estar preso ali, dorme ali, come ali e vive ali. Com o passar dos anos ele cresce, um elefante adulto pode chegar a pesar 7 toneladas. Você terá um gigante preso em uma cordinha, pois ele não sabe a força que tem. É isso que estão fazendo com os filhos de Deus, os amarram em cordinhas de doutrinas, em cordinhas de leis, em cordinhas de regras, e eles ficam ali escravizados a isso, sem se darem conta da força que eles têm em Cristo Jesus e da liberdade que Ele conquistou para nós.


Amados, nem tudo que parece é, muitas pessoas tem nome e fama, mas estão mortas. Não se deixem enganar. Muitos estudos teológicos de doutores renomados parecem a verdade, mas muitos tem usado de falsa humildade para atrair adeptos. Seja um estudante e um praticante da Bíblia, e não apenas um ouvinte. Se você conhecer a verdade ela te libertará.


Carina Ramos – Ministério Vida