top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Ninguém é justificado pela prática da Lei




Nós, judeus de nascimento e não gentios pecadores, sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. Gálatas 2:15-16 NVI


Nos versículos acima, temos uma verdade extraordinária: “sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo”. A justiça de Deus produz vida para todo aquele que crê em Cristo Jesus. Por isso o apóstolo Paulo escreve enfaticamente que ninguém é justificado pela prática da Lei. A Palavra nos ensina que todo aquele que deseja ser justificado pela Lei deverá viver por meio dela, mas que o justo (justificado por Cristo) deve viver pela fé. Em Gálatas 3:12 nós lemos o seguinte:


A Lei não é baseada na fé; ao contrário, “quem praticar estas coisas por elas viverá”. Gálatas 3:12 NVI


Talvez você diga, mas eu não vivo pela Lei, eu creio em Jesus, vivo pela fé. Mas todas as vezes que nós depositamos a confiança em nós mesmos para conquistar algo de Deus, nós estamos vivendo debaixo da mentalidade da Lei, que é o esforço próprio e a justiça própria. Amados, nós precisamos aprender a viver em completa rendição a Deus, em confiança plena na obra de Cristo Jesus. O Evangelho não é sobre o homem conquistar as coisas de Deus, mas sobre o homem receber pela fé todas as coisas que nos foram dadas gratuitamente por meio de Jesus. Quando acreditamos que porque fazemos algo estamos agradando a Deus, então revelamos que não entendemos nada a respeito do Evangelho. No Evangelho nós realizamos as boas obras e vivemos em santidade como consequência e não como pré-requisito. No Evangelho nós reconhecemos que somos completamente dependentes de Deus, que Jesus Cristo é a videira, nós os ramos e que sem Ele nós não podemos fazer coisa alguma (João 15:5).


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page