top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Nossa mentalidade define como andamos: no Espírito ou na carne



Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. Romanos 8:5 NVI


A característica mais importante de alguém que nasceu de novo (aqui me refiro a algo notável, visível) é a mudança de MENTE.

À medida que esse homem e essa mulher, que são nova criação, começam a estudar a Palavra e se render à vida do Espírito, a sua mentalidade é transformada. É claro que isso não acontece da noite para o dia, requer tempo. Mas, como está escrito em Provérbios a caminhada do justo é como o sol da alvorada que vai brilhando cada vez mais, até ser dia perfeito. Portanto, um filho de Deus vai recebendo luz da Palavra e do Espírito, e sua mente vai se transformando dia após dia, para que ele pense como Cristo pensa.

Muitos dizem que receberam a Cristo, mas passam toda a sua vida com a mesma mentalidade humana, e por pensarem conforme a natureza humana, agem de acordo com a carne.

Os versículos seguintes de Romanos nos ensinam o seguinte:


Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8:‬13‭-‬14 NVI


A vida conforme a carne leva à morte. Então, se você nasceu de novo, ESCOLHA viver pelo Espírito, para que você viva. E como fazer essa escolha? Mergulhando intensamente no estudo da Palavra e tempo de intimidade com o Pai. O Espírito Santo te guiará em toda a verdade, e sua mente vai sendo forjada pela Palavra, para que você pense como Cristo pensa, e como consequência suas atitudes serão conforme as atitudes de Cristo. Não basta apenas nascer de novo e continuar vivendo uma vida carnal e humana, é necessário, por meio do Espírito fazer morrer os atos do corpo, e isso acontece quando mudamos nossas atitudes, e nossas atitudes só mudam quando pensamos diferente. Por isso a mente do cristão é tão importante, nossos pensamentos definem como andaremos: no Espírito, que nos leva à vida, ou na carne, que nos leva à morte.


Ore comigo: Pai ajuda-me a manter uma vida diária de estudo da Palavra e intimidade contigo, lança luz sobre todos os pensamentos que não são conforme a sua Palavra para que eu os abandone e me ensina a pensar como o Senhor pensa. Em nome de Jesus, amém!


Katiany Lins

bottom of page