top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Não entristeçais o Espírito de Deus



"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia."

Efésios 4:29-31


Veja em que contexto aparece a frase: “E não entristeçais o Espírito de Deus”; em um contexto onde Paulo nos instrui a usarmos nossa boca apenas para falar coisas agradáveis, coisas que edifiquem; e estou bem certa de que fofocas ou rir dos outros não estaria na lista das coisas que edificam. No mesmo contexto Paulo nos diz para ficarmos longe da amargura, da raiva, da malícia e por aí vai. Consegue compreender que todas as coisas mencionadas por Paulo entristecem o Espírito Santo de Deus? Um pouco mais adiante, no capítulo 5, encontramos o seguinte:

"Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças." Efésios 5:3-4


Estamos tão habituados com o mundo e seus costumes que nos esquecemos muitas vezes de quem somos, para o que fomos chamados e quem é nosso Pai e Senhor. Se nossas atitudes hoje fossem filtradas à luz das Escrituras, temo que não seríamos aprovados.


Amados, nós somos diferentes mesmo, temos que ser. Não faz sentido algum alguém que nasceu de novo agir como se ainda fosse velha criatura. Se não mergulharmos no estudo da Palavra de Deus diariamente e não nos submetermos a Ele, tudo que manifestaremos serão as obras de uma natureza morta. Nós nascemos de novo e essa verdade precisa sair do campo intelectual e passar ao campo prático. Minha oração neste dia é para que eu e você não mais entristeçamos o Espírito Santo de Deus. Que possamos de fato receber a realidade de quem somos em Cristo e com isso não mais nos deixarmos levar pelos apelos do mundo.


Carina Ramos - Ministério Vida

bottom of page