top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Não seja endurecido pelo engano do pecado




Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. Hebreus 3:12-14 NVI


Interessante quantas vezes aparece nessa carta aos Hebreus a expressão “desde que” e sempre relacionada a permanecer na fé, a não se desviar da fé. Nesses versículos acima o autor exorta os irmãos a não serem como foram os Hebreus da época de Moisés, que endureceram o coração e não entraram no descanso de Deus. Veja que no versículo 14, está escrito que nós passamos a ser participantes de Cristo, DESDE QUE, de fato nos apeguemos a fé que tivemos no princípio.


Amados, é muito fácil se desviar da fé, sabe por quê? A fé é a certeza de coisas que nós não vemos. O mundo vive pelo que vê, o mundo precisa ver para crer, mas no cristianismo nós acreditamos em coisas que nossos olhos naturais não enxergam. O ensinamento e a mentalidade natural são totalmente contrários à fé. Se você se deixar levar pela sabedoria do mundo, você se desviará da fé. Quando a Bíblia fala sobre um coração perverso e incrédulo, endurecido pelo pecado, está falando de um coração que conhece a verdade, mas escolhe viver por meio do seu próprio entendimento.


A exortação de Deus para nós é: não sejam teimosos e obstinados, não escolham viver por seu próprio entendimento, acreditando mais na sabedoria do mundo do que na Palavra de Deus. Rendam-se à verdade e permaneçam todos os dias em fé na suficiência de Cristo e Sua Palavra.


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page