top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

O amor lança fora o medo



No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor. 1João 4:18 NAA


O primeiro sentimento que veio sobre o homem, pós queda, foi o medo. Adão se esconde de Deus porque teve medo (Gn 3:10). Abraão teve medo e mentiu dizendo que Sara não era sua esposa (Gn 12: 11-13). Sara teve medo e mentiu (Gn 18:15). Isaque teve medo e cometeu o mesmo erro do pai, mentindo sobre sua esposa Rebeca (Gn 26:7). Perceba que o medo e a mentira andam lado a lado. Por medo, mentimos. E não deveria ser assim. Jacó teve medo após acordar de um sonho (Gn 28:17), teve medo de Labão lhe tomar suas esposas (Gn 31:31) e teve medo do seu irmão Esaú (Gn 32:7). Moisés teve medo de olhar para Deus (Ex 3:6b). E a história segue com muitos outros tendo medo.


Do antigo testamento até o novo, o medo era notório. A expressão não temas e similares, aparecem muitas vezes nas escrituras. Deus sabia que o medo seria um sério problema para nós. Quando João inspirado por Deus diz que no amor não existe medo, ele está nos apresentando uma nova realidade. Partindo da ideia de que Deus é amor, logo entendemos que em Deus não existe medo.


Vamos transcrever esse versículo colocando a Palavra Deus no lugar da Palavra amor? Olha como fica:


Em Deus não existe medo; pelo contrário, o perfeito Deus lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado em Deus.


Percebe que a confiança plena em Deus é a solução para o medo? Se confiamos que Ele está no controle de nossas vidas, não temos do que temer. Quando estamos aperfeiçoados Nele, ou seja, entendemos que somos nova natureza e que Ele está dentro de nós, e isso é muito mais do que estar apenas perto, não há mais com o que nos preocuparmos. Quando temos medo ou nos preocupamos, estamos, mesmo que inconscientemente, dizendo que não confiamos inteiramente em Deus. Não digo isto para nos condenar, mas sim para que eu e você possamos desfrutar de uma vida sem medo.


Quando o medo vier, e ele sempre vem, podemos dizer a ele: Eu não vou temer, pois Deus está em mim e eu Nele. E o próprio Deus lança fora o medo. Isso é extraordinário. Que possamos tomar posse dessa verdade e vivermos por meio dela.

Em nome de Jesus.


Carina Ramos - Ministério Vida

bottom of page