top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

O fim da lei é Cristo



Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4


A palavra lei em grego,νομος nomos, significa: 1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso, costume, lei, comando 2) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por Deus 3) observância do que é aprovado por Deus 4) um preceito ou injunção 5) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da lei ou ao seu conteúdo 6) o nome dos 5 primeiros livros da Bíblia (o Pentateuco).


Vivemos um tempo em que as igrejas estão em guerra por causa da observância de certas leis e costumes. De um lado os tradicionais e algumas congregações que se dizem “a única igreja verdadeira”, defendem efusivamente a prática da lei, vemos inclusive igrejas que adotaram as práticas judaizantes, como se isso se aplicasse também à igreja. Eles alegam que a lei foi dada por Deus e deve ser cumprida, inclusive, eles creem que quem não guarda a lei, ou mandamentos, como chamam, não está salvo, ou está em profundo engano.


Do outro lado temos os doutores da Graça, que banalizaram o ensino das escrituras e pregam um positivismo. Ex. Determine e acontecerá, declare e será feito. Como se Deus tivesse a obrigação de fazer aquilo que queremos. Eles alegam que na Bíblia, a única coisa que é para nós, igreja, são as cartas do apóstolo Paulo, todo o resto é exclusivamente para os judeus.


Amados, nós sabemos que milhares de ensinos e ordenanças eram sim só para a nação de Israel, e que a Igreja é outro assunto. A maioria das pessoas crê que Israel e Igreja são tudo a mesma coisa. Embora eu não creia nisso, não entrarei nesse assunto por enquanto. Mas eu creio que o que falta para a igreja hoje é um equilíbrio. O extremismo tomou conta do povo de Deus. A lei nunca foi dada para nós, igreja, mas é claro que aprendemos muito com ela. Cristo não veio abolir a lei, e sim cumprir, ou seja, Ele já cumpriu, não faz sentido, eu, igreja, continuar cumprindo. Entenda o que estou dizendo, nós não vivemos sem lei, temos a lei de Cristo, que por sinal é muito mais estreita do que a lei que foi dada a Israel. Nós vivemos sim no tempo da graça, mas não essa graça libertina onde cada um faz o que quer e Deus tem que andar atrás abençoado. Pecado ainda é pecado, satanás e seus demônios ainda andam ao derredor buscando a quem possa tragar, precisamos nos alimentar diariamente da Palavra para estarmos firmes contra as astutas ciladas do inimigo.


O que acontece na verdade é que a maioria das pessoas não se converte a Cristo e sim a uma denominação, e se a denominação disser que coliformes fecais servem pra deixar a pele bonita, as ovelhas vão passar isso na cara. Compreende? As pessoas seguem seus pastores e suas denominações e não as verdades Bíblicas e ai daquele que disser que sua doutrina está errada, é taxado de pagão, herege e por aí vai.


Amados, leiam a Bíblia para crescer no pleno conhecimento de Cristo e não para defender doutrinas, tradições eclesiásticas ou dogmas. Leia para ser liberto pela Verdade e não para proteger a visão de alguém, alguma profecia. Leia para estar no centro da vontade de Deus e não para comprovar um termo ou conceito criado pelo ser humano. É tempo de crescermos, é tempo de sermos guiados pelo Espírito Santo de Deus. É tempo de nos debruçarmos sobre nossas Bíblias e humildemente pedir ao Espírito Santo que nos liberte de todo engano, através do estudo honesto das escrituras. Ouse pregar a verdade, ainda que isso lhe gere perseguição. Nós não estamos aqui para passar a mão na cabeça uns dos outros e sim para transmitirmos a Verdade da Palavra, sem enfeitar com nossos “achismos”. Muitos eruditos se acham doutores da Palavra e creem que sua visão é a certa e ponto final, essa arrogância já derrubou a satanás, e para derrubar pessoas é bem mais simples. Seja humilde, devemos admitir que estamos em processo de amadurecimento e não sabemos todas as coisas.


Seja um estudante incansável da Bíblia, um pesquisador voraz, mas jamais um “sabe-tudo”.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page