• ministeriovidacwb

O mundo não é nosso modelo



Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 NVI

A palavra amoldar em grego συσχηματιζω

No léxico de Strong G4964

Origem: de 4862 e um derivado de 4976 (para a moda, ou seja, de acordo com o mesmo padrão (figurativamente):-conformar-se.

  • Conformar-se a si mesmo (ou seja, a mente e o caráter de um) com o padrão do outro, (a moda de acordo com)

No léxico de William D. Mounce 5372

  • Moldar de acordo com; conforma-se a, assemelhar-se a.

Veja que a palavra, amoldem, ou em outras versões, conformeis, tem significados bem amplos. Então o início ali do versículo ficaria assim, de forma ampliada: Não se amoldem a moda deste mundo, não andem de acordo e no mesmo padrão do mundo, não se conforme com o caráter ou forma de pensar do mundo, não seja semelhante ao mundo. Em outras palavras a Bíblia diz, não use o mundo como seu modelo, não se encaixe nele, não siga seu padrão e suas regras, mas transformem-se pela renovação da sua mente. Entende que nós somos diferentes e isso é o natural para nós? Vejo muitos amados cristãos tentando se encaixar nos padrões dessa terra, pois tem a necessidade de fazer parte, de pertencer, de ser aprovado, tem receio da rejeição ou de ser tachado de estranho ou algo do tipo.

Amados, nós somos estranhos mesmos, somos seres de outro planeta. A palavra segue dizendo que devemos transformar nossa forma de pensar pela renovação da nossa mente, e veja que essa atitude é o oposto de se conformar com a forma de pensar do mundo. Renovamos a mente pela palavra de Deus. Então a coisa é mais simples do que parece. Estamos no mundo mas não somos dele, e se não somos dele, ele não é nosso padrão de conduta. Somos seres celestiais por isso nosso padrão é a palavra de Deus. Agora que olha que interessante, a parte b do versículo diz: façam dessa forma para que sejam capazes de EXPERIMENTAR E COMPROVAR, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Por que hoje muitas pessoas não tem acessado essa realidade? Por que muitos nem experimentam e nem comprovam essa vontade boa, perfeita e agradável? Porque se conformaram com o mundo, seguiram seus padrões e moldes e perderam de vista a vontade de Deus para suas vidas. Andam sem saber quem são ou para onde estão indo, estão vivendo, mas não sabem qual seu propósito ou chamado, e por conta disso são presas fáceis para o maligno que anda ao derredor buscando a quem possa tragar.

Amados, o mundo não é o nosso modelo, Cristo é, sua Palavra é; entende que se não compreendermos isso não seremos capazes de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em nossas vidas? Abra mão de querer fazer parte daquilo que está em desacordo com a Palavra de Deus, somos seres celestiais, nossa natureza mudou, fomos transportados para outro Reino e esse mundo não é e jamais será nosso modelo.

Carina Ramos – Ministério Vida