top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

O novo nascimento e o pecado - Parte 1

Atualizado: 1 de dez. de 2020




Nosso desejo é que cresçamos no conhecimento de Cristo Jesus e verdadeiramente experimentemos a liberdade da vida dos filhos de Deus.


1) Os nascidos de Deus não vivem pecando


Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Romanos 6:2b NVI


A Palavra de Deus no capítulo 6 de Romanos explica de maneira bem clara que quando aceitamos a Jesus nós morremos com Ele e com Ele ressuscitamos. Quando morremos, significa que morremos para o pecado, veja isso:


"Considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus." Romanos 6:11b NVI.


O significado de considerar no grego é que de fato morremos e recebemos uma nova vida, nova natureza, livre do domínio do pecado. Veja o que dizem os versículos abaixo:


"Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão." 1 João 3:9‭-‬10 NVI


Amados, a Palavra de Deus está nos dizendo que nós que nascemos de novo não podemos viver na prática do pecado, pecado habitual. Não podemos viver pecando deliberadamente. Entenda que estou dizendo que não podemos manter uma vida de pecado. Nós nunca mais pecaremos? É claro que pecaremos, mas temos um advogado para nos defender quando pecamos. Mas aqui fica claro a diferença de cometer um pecado por acidente e manter um pecado habitual. Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Digamos que eu tropecei e falei um palavrão ou fui pressionado por uma circunstância e menti. Logo em seguida eu penso: puxa vida eu pequei. Então eu oro reconhecendo que errei, isso não para ser perdoada novamente, porque Jesus já conquistou para mim todo o perdão. Mas esse reconhecimento é uma forma de eu ser transformada conforme à imagem e semelhança de Deus, de ter minha estrutura mental renovada. Pois quando reconheço que agi conforme a velha natureza estou me rendendo à Deus para que eu não seja um modelo do mundo, mas sim de Cristo. Esse é o pecado acidental, que todos cometemos. Agora veja o que seria um pecado habitual: eu aceitei a Jesus, nasci de novo, mas não libero perdão para um irmão, ou vivo em adultério, ou levo uma vida mundana e por aí vai. Coisas que fazemos constantemente, sem interrupção, de forma rotineira e habitual. É sobre esse pecado que a Bíblia fala. Se nascemos de novo, não podemos viver pecando deliberadamente. E esse “podemos” não é como uma regra, de pode e não pode, mas de ser impossível porque Deus habita em nós. Se você está passando por isso saiba que Deus é poderoso para libertá-lo. Assuma pela fé sua nova natureza em Cristo. Renove sua mente pela Palavra de Deus, peça ajuda do Pai para sair dessa situação e Ele certamente o libertará.

Notem que o versículo 10 de 1 João diz claramente que quem vive pecando não é filho de Deus. Não digo isto para condená-los e sim para levá-los à verdadeira liberdade dos filhos de Deus.


Talvez você creia em Jesus Cristo e neste momento está prisioneiro de algum pecado.


Amanhã veremos como é possível experimentarmos verdadeiramente a liberdade em Cristo Jesus.


Escrito por Carina Ramos

Ministério Vida

bottom of page