top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

O que tem dominado sua vida?



O homem é escravo daquilo que o domina. 2 Pedro 2:19b

A palavra escravo no original, δουλος doulos, significa:

  • Atendente, servo, homem de condição servil.

  • Metáf., alguém que se rende à vontade de outro.

Todos os seres humanos amam a liberdade e pensar em ser escravo é uma afronta ao nosso entendimento sobre liberdade. Se eu fizer aqui uma pesquisa e perguntar a todas as pessoas presentes nesta página se elas são escravas e se são do que são, tenho certeza que a maioria diria que não, e alguns cristãos diriam que sim, de Cristo. Olha que interessante. Ser um escravo quer dizer que eu me rendo à vontade de outra pessoa, ou me rendo a alguma coisa. No caso de sermos escravos de Cristo, devemos nos render a vontade Dele, e qual a vontade Dele Carina? Está nas páginas da Bíblia. Será que realmente nos rendemos à vontade de Deus? Faça essa pergunta a você mesmo…

Agora pense comigo, digamos que seu marido é autoritário e ele quer ir à igreja A, mas você ama a igreja B, então por submissão a ele, que por sinal, é um conceito Bíblico, você resolve ir com ele a igreja B. Você se tornou escrava dele? Sim, pois você se submeteu a vontade dele, correto? Até aqui tudo bem, tirando o autoritarismo do marido, é claro. Mas digamos que você sabe que ter amizades íntimas com não cristãos é algo que a Bíblia condena, mas, mesmo assim, você mantém essas amizades, de quem você se tornou escravo? De Deus ou daquilo que o domina? Nesse caso você se tornou escravo deste conceito errado e não mais de Deus. Podemos servir a dois senhores? Um escravo antigamente tinha apenas um senhor sobre ele.

Entende o que eu estou dizendo? Não dá para servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo, ou me submeto a Deus e a sua vontade, ou me torno escravo de qualquer outra coisa. E essa outra coisa vai me dominar e possivelmente vai me afastar de Deus e me destruir. Você poderia me dizer: meu Deus Carina que tempestade num copo d’água. Amados, um pouco de fermento leveda toda a massa, só um pouquinho de desobediência, só um pouquinho da sua vontade e não a de Deus, pode causar um estrago irreparável. Não negocie valores.

Faz certo que dá certo. Em nome de Jesus.


Carina Ramos – Ministério Vida

bottom of page