top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Pensamentos cativos e obedientes a Cristo




Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

2 Coríntios 10:3-5 NVI


Perceba que a nossa mente é alvo de satanás. Ele usa nossa mente para tentar nos desviar da genuína fé em Cristo. Fortalezas são pensamentos firmes nos quais alguém confia. Normalmente as fortalezas são estruturas mentais das quais precisamos nos livrar, pois, foram construídas quando ainda não tínhamos nascido de novo e são completamente contrárias a Deus, pois são fundamentadas na sabedoria do mundo, que a Bíblia chama de império das trevas. Satanás usa essas fortalezas, assim como argumentos e pretensões que são contrários ao conhecimento de Deus, para tentar aprisionar os filhos de Deus. Mas glória ao Senhor que temos as armas espirituais que são poderosas para destruir tudo isso e levar o nosso pensamento cativo em obediência a Cristo.


Em Efésios no capítulo 6 dos versículos 10 ao 18 vemos a descrição da armadura de Deus, e está escrito que nós devemos vesti-la para permanecermos firmes contra as ciladas do diabo. Nesse texto nós conhecemos algumas armas, dentre elas estão três muito importantes relacionadas à nossa mente, são elas:

* O capacete da salvação

* O escudo da fé

* A Espada do Espírito


Ao vestirmos o capacete da salvação, significa que estamos colocando nossa mente debaixo dos limites e da proteção da completa salvação que temos em Cristo Jesus. O escudo da fé, como está escrito, é útil para apagar todos os dardos inflamados do maligno. E a Espada do Espírito é a Palavra de Deus, a qual é poderosa e eficaz para atuar em nós e por meio de nós.


Use essas armas e permita que todas as mentiras e todos os argumentos de Satanás contra você sejam destruídos. Por meio dessas armas, mantenha seus pensamentos cativos e obedientes a Cristo. Quando as circunstâncias contrárias surgirem e quando as mentiras de Satanás vierem até você por meio de diagnósticos humanos de doença, escassez, brigas, utilize as armas espirituais em Deus e permaneça inabalável, conforme está escrito em Efésios 6. Creia na verdade e não nas situações ao redor. Creia no que a Palavra diz e não nos diagnósticos provenientes do mundo. Deposite sua completa confiança em Deus e em sua Palavra, não deixe sua mente pensar e alimentar as mentiras da sabedoria do mundo. Encha sua mente com a Palavra de Deus e caminhe em completa paz.


Oração: Pai, obrigada porque o Senhor é maior do que aquele que está no mundo. Ajuda-me a discernir as fortalezas que existem em minha mente. Eu submeto os meus pensamentos à Verdade e peço que o Senhor destrua todas as mentiras nas quais eu ainda acredito. Ajuda-me a manter meus pensamentos cativos em Ti e em Sua Palavra. Em nome de Jesus, amém!


Texto extraído do e-book: “A Importância da Mente”, de Katiany Lins


Obs: Você pode baixar o e-book gratuitamente pelo link abaixo:

bottom of page