top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Reconhecendo os Frutos




Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Pois, a boca fala do que está cheio o coração. Mateus 12:33-34b NVI


A palavra fruto no original grego, καρπος karpos, tem vários significados, dentre os quais estão frutos no sentido literal, referindo-se ao alimento, mas em sentido figurado, que é o caso dessa passagem, o significado seria:

* Trabalho, ação, obra.


A palavra coração no original grego, καρδιαkardia ,tem vários significados também, dentre os quais está coração no sentido literal, referindo-se ao órgão do corpo, mas em sentido figurado, que é o caso dessa passagem, o significado seria:

1) denota o centro de toda a vida física e espiritual, o vigor e o sentido da vida física, o centro e lugar da vida espiritual.

2) a alma ou a mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos.

3) entendimento, a faculdade e o lugar da inteligência, da vontade e caráter. Quando Jesus fala estas palavras, ele está comparando pessoas com árvores, árvores boas dão bons frutos, árvores más dão frutos ruins. Partindo dos originais gregos temos o seguinte:


Uma pessoa é conhecida ou reconhecida pelo seu trabalho, pela sua obra e pelas suas ações. Veja que através disso sabemos se a pessoa é boa ou má, se está nos caminhos do Senhor ou se está perdida. Quer conhecer uma pessoa? Conviva com ela, veja como reage diante das circunstâncias, as ações vão falar muito mais que suas palavras. Palavras podem ser inventadas, disfarçadas, mas ações, fisionomias, reações, estas não podem ficar ocultas por muito tempo. E, além disso, se uma pessoa tem frutos ruins, mais cedo ou mais tarde ela deixará isso escapar pela boca, pois a boca fala do que está cheio o coração. Se o coração estiver cheio de raiva, ganância, amargura, inveja, ambição, isso ficará claro nas ações e nas palavras da pessoa, mesmo que esta procure esconder, não há nada que fique oculto para sempre.


Amados para sermos uma árvore que dá bons frutos precisamos nos encher diariamente da palavra de Deus, se tudo que você faz é assistir noticiários de tragédias, piadas, vídeos com palavras torpes, programação secular e por aí vai, não espere dar bons frutos. Uma árvore precisa ser regada pela água da Palavra, uma árvore sem água ficará seca e logo morrerá. O estudo diário da Palavra não é apenas para nós que ensinamos, e sim para todos, sem isso você ira definhar até morrer. Esteja apto para reconhecer os frutos, mas seja ainda mais apto para reconhecê-los em você mesmo.


Carina Ramos - Ministério Vida


bottom of page