top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Sábio segundo os padrões de Deus



A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Tiago 3:17 JFA

Como saber se alguém é sábio segundo os padrões de Deus? Veja bem, Tiago nos mostra quais as características de quem é sábio segundo os padrões do céu. Vamos analisar essas características.

A sabedoria do alto é:

Pura: No original grego é a palavra αγνος hagnos, que significa:

Respeitável, santo, puro de sensualidades, casto, recatado, puro de todas as faltas, imaculado e limpo

Pacífica: ειρηνικος eirenikos

Relacionado à paz, tranquilo, que ama a paz,

que traz a paz consigo, sereno.

Indulgente: επιεικης epieikes

Apropriado, conveniente, íntegro, suave, gentil.

Tratável: ευπειθης eupeithes

Disposto a ceder, facilmente persuadido, complacente.

Plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento

Creio que essas palavras do item 5 são bem claras e objetivas e não necessitam que avaliemos o significado no grego.

Agora veja bem, analisem todas essas qualidades, esta é a sabedoria que vem do alto, alguém sábio, portanto, deve possuir ao menos algumas dessas características, ainda que estejam em processo de amadurecimento. Deve ser alguém:

Respeitável, santo, puro de sensualidades, casto, recatado, puro de todas as faltas, imaculado, limpo tranquilo, que ama a paz, que traz a paz consigo, sereno, apropriado, conveniente, íntegro, suave, gentil, disposto a ceder, facilmente persuadido, complacente, pleno de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

Minha oração é que nós possamos entender que essa sabedoria segundo os padrões de Deus está disponível para nós em Cristo Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós. E se essa sabedoria ainda é algo distante em nossas vidas, então precisamos pedir a Deus que nos ajude a desfrutar daquilo que Ele reservou para seus filhos, em nome de Jesus.

Carina Ramos - Ministério Vida

bottom of page