Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5 NVI
Videira é uma árvore que produz uvas e os ramos são a divisão menor da parte principal, são os brotos da árvore ou galhos. Os ramos são alimentados pela videira, mas se forem cortados da videira eles morrem, pois não possuem a capacidade de ter vida por si mesmos. Estava estudando e analisando o tempo de produção das uvas e descobri que os frutos aparecem cerca de três a seis anos após o plantio, isso porque há necessidade de desenvolver seus ramos, que devem ser fortes para suportar o peso das uvas que eventualmente vão produzir.
A tirar pelo fato de que Jesus nos compara a ramos, não é exatamente isso que acontece conosco? Nos unimos à videira que é Cristo. Passamos uns três a seis anos crescendo no pleno conhecimento Dele para então os nossos frutos começarem a ficar visíveis. Mas isso acontece se permanecemos na Videira.
Jesus diz: se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muitos frutos. Certamente Ele não escolheu nos comparar a ramos de videira por um mero acaso, Ele sabia exatamente o tempo que leva para que os ramos alicerçados à videira possam produzir bons frutos. Ele termina esse precioso versículo dizendo: sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Outra versão diz: sem mim nada podeis fazer. Veja que as pessoas que não estão ligadas à videira fazem muitas coisas, mas são obras mortas, sem valor real, elas mesmas estão mortas espiritualmente, e mortos só produzem morte. Mas os que estão ligados à videira produzem vida. Mas não produzem sozinhos por si mesmos, por seus esforços. Produzem por causa de Cristo, pois sem Ele nada, absolutamente nada, podemos fazer.
Amados, não tentem produzir frutos sem estarem ligados à videira, é um esforço inútil. Se você não está disposto a ouvir a Deus e obedecer o que Ele diz, todo seu esforço será em vão. Entenda de uma vez por todas: nós somos um com Cristo e sem Ele nada podemos fazer.