• ministeriovidacwb

Será que realmente sabemos ouvir?



"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 3:13


Veja alguns significados da palavra "ouça" no original grego:


*estar dotado com a faculdade de ouvir, não surdo.

*prestar atenção, considerar o que está ou tem sido dito, entender, perceber o sentido do que é dito.

*conseguir aprender pela audição.


Como vocês podem notar ouvir vai muito além de ouvir. Parece redundante dizer isso, mas é a mais pura verdade. Pense comigo: imagine que você está deitado em sua cama e um carro buzina lá na rua, a panela fervilha aquecendo a janta, a vizinha grita com os filhos no quintal e uma mosca voa insistente pela casa, você ouviu ao mesmo tempo, todos esses sons, usando uma capacidade normal do ser humano que é a audição. Mas necessariamente não prestou atenção a tudo. Isso significa que podemos ouvir alguém falando e não prestar atenção ao que está sendo dito. Você pode ouvir uma pregação inteira e no final não fazer ideia do que foi dito. Infelizmente isso acontece muitas vezes com a maioria das pessoas.


Nossa mente tem uma capacidade incrível para divagar, sair do ar... Enquanto o pregador fala você pensa que ao chegar em casa precisa ligar a máquina de lavar, e lá se foi a pregação. Uma irmã te liga e diz: amada, não pude ir à igreja, pode me passar o versículo e o assunto de hoje. Você percebe envergonhada que não faz ideia.


Amados, precisamos realmente nos empenhar em ouvir, exercitar nossa audição. Como vimos acima, alguns significados de ouvir inclui, prestar atenção, considerar o que está sendo dito, entender, perceber o sentido e aprender com. E isso vale para tudo. Nas amizades, na relação com os filhos, no casamento. Ouça as pessoas com a atenção que elas merecem. Dê importância ao que está sendo dito. Muitos ouvem pregações há anos e nada aprendem, pois, ouvem sem ouvir. Parece estranho dizer isso, mas é a mais pura verdade. Que em nome de Jesus, a partir de hoje, você passe a considerar tudo que ouve.


Quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz às igrejas.


Carina Ramos - Ministério Vida