top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Será que há virtude em sua fé?



Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude.

2 Pedro 1:5a

Pedro nesta passagem nos instrui a que nos emprenhemos, ou nos esforcemos para acrescentar algo a nossa fé, e esse algo chama-se virtude. A palavra virtude tem tantas definições na língua portuguesa que não caberiam em um único devocional, por esta razão citarei apenas esta:

  • Boa conduta; em conformidade com o correto, aceitável ou esperado, segundo uma religião, moral, ética.

No original grego a palavra é αρετη Arete, e significa:

  • Uma conduta virtuosa de pensamento, sentimento e ação, bondade moral, qualquer excelência moral particular, como modéstia, pureza.

Agora olha que interessante como fica isso. Nós vamos acrescentar, ou unir algumas coisas à nossa fé, partindo de todos os significados da palavra virtude. Imagine que estamos fazendo um delicioso bolo, e todos sabem que bolo leva vários ingredientes, que nós vamos acrescentando aos poucos um após o outro até todos formarem uma massa uniforme, homogênea. Então eu coloco fé no liquidificador, e daí acrescento boa conduta moral, bons pensamentos, sentimentos corretos, ações bondosas, modéstia e pureza, vou bater tudo e teremos uma massa bem interessante não acham? Notem que o primeiro ingrediente foi a fé e em seguida acrescentamos todas as definições da virtude, por isso podemos dizer que temos uma fé virtuosa. Consegue entender onde quero chegar?


Amados, não basta crer, acreditar, aceitar alguma coisa, ter fé em algo, isso o diabo também faz, ele teme e treme. Precisamos nos empenhar, e esse empenho só se dá com a ajuda do Espírito Santo, em acrescentar uma conduta aceitável junto a nossa fé. Eu não posso dizer que creio em Cristo e negar ajuda ao faminto, não posso dizer que creio em Cristo e tomar um porre no final de semana, não posso dizer que creio em Cristo se não leio a Palavra Dele, não posso dizer que creio em Cristo e ter uma mente cheia de pensamentos mundanos, não posso dizer que creio em Cristo e viver uma vida desregrada, falar mal dos outros, mentir, ser maldoso, invejoso, egoísta, briguento. Não posso dizer que creio em Cristo e viver naturalmente tudo aquilo que a Bíblia condena.


Não se esforcem para serem inclusivos e com isso aceitar o pecado como normal, esforcem-se para serem cristãos íntegros e retos diante de Deus. Faça uma análise da sua vida e pergunte a si mesmo, há virtude em minha fé?

Carina Ramos – Ministério Vida



bottom of page