top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Somos dependentes de Cristo



Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5 NVI


Precisamos aumentar nossa consciência do quanto dependemos de Cristo Jesus. Só temos vida porque estamos unidos à vida Dele. Se temos capacidade para realizarmos as boas obras, é porque as realizamos através da vida Dele. A realidade encontra-se em Cristo. Tudo é Dele, por meio Dele e para glória Dele. Muitas vezes olhamos para nós mesmos e depositamos nossa confiança na força humana, no esforço próprio. Às vezes acreditamos que nosso jejum, por exemplo, terá poder de nos tornar santos. Não estou dizendo que na vida cristã não existem obras, é claro que existe. Afinal, como escreveu Tiago em sua carta, a fé sem obras é morta. Pois a fé gera uma atitude, uma ação. Mas essa obra (atitude, ação) que é realizada por nós através da fé, é fruto de uma consciência que sabe que é completamente dependente de Deus.


A fé genuína acredita em Cristo Jesus e Sua obra, jamais deposita sua confiança no esforço próprio. À medida que crescemos no conhecimento de Cristo, compreendemos que a fonte inesgotável de vida, poder, amor é exclusivamente Jesus. Quando somos visitados pelas provações e tentações, é uma ótima oportunidade para nos rendermos e aumentarmos nossa consciência de dependência, pois a vitória sobre todas as coisas não provém da nossa força, mas da graça de Deus. O homem natural, sem Cristo, luta por sua independência a qualquer custo, portanto a mentalidade da velha natureza tem a tendência de nos levar para esse trágico caminho: a independência. Mas o homem espiritual, que nasceu de novo EM CRISTO JESUS e POR MEIO DE CRISTO JESUS, sabe que não há vida fora de Cristo. Portanto, a jornada de um filho de Deus é de fé e rendição.


O orgulho e a soberba nos afastam da vida de Cristo e nos tornam independentes. E como vencemos o orgulho? Através da rendição total ao amor de Deus. O orgulho é altamente egoísta, já o amor é sobrenaturalmente altruísta. O orgulho considera-se superior a todos, mas o amor sempre considera o outro superior a si mesmo. Quanto mais nos rendemos ao amor de Deus, quanto mais recebemos esse amor, mais nos tornamos dependentes Dele. Portanto, o aumento da consciência a respeito da nossa completa dependência de Cristo Jesus, está diretamente relacionado à nossa rendição ao Seu amor. Renda-se e receba o amor perfeito do Pai.


Ore comigo: Pai, ajuda-me a receber seu amor sem reservas, que eu compreenda que seu amor é incondicional, ou seja, não depende das minhas condições, depende apenas do Senhor, porque o Senhor é amor. Ensina-me a ser guiada pelo seu amor, pois dessa forma eu serei cada vez mais dependente de Ti, e então nada, absolutamente nada me separará da sua vida e do seu amor. Ajuda-me a permanecer no seu amor e que o orgulho não tenha lugar em meu coração. Em nome de Jesus, amém!


bottom of page