top of page
  • Foto do escritorministeriovidacwb

Submetendo nossa mente ao poder de Deus




Quando alguém for tentado, nunca diga: “Esta tentação vem de Deus”. Pois Deus nunca pode ser tentado pelo mal, e ele próprio nunca tenta alguém. Mas a tentação vem da fascinação dos próprios pensamentos e desejos maus do homem. Estes maus pensamentos levam ao pecado, e, quando o pecado é consumado, leva à morte. Tiago 1:13-15 NBV


Esses versículos de Tiago são poderosos, e nessa versão da Bíblia Viva fica ainda mais claro o quanto os pensamentos do homem podem levá-lo para um caminho errado. Esse texto nos explica que a tentação pelo mal, ou seja, o desejo por coisas más não provém de Deus, pois Ele jamais deseja o mal e nunca tenta alguém. Quando somos tentados a pecar, essa tentação vem da fascinação dos próprios PENSAMENTOS do homem. Esses maus pensamentos levam ao pecado, e quando o pecado é consumado, conduz o ser humano à morte.


Amados, isso tudo é muito sério, nós precisamos considerar a importância que nossa mente tem em nossa caminhada cristã. Se não nos submetermos à transformação em nossa maneira de pensar, continuaremos alimentando uma mentalidade carnal e terrena, que é perversa e má. Por isso muitos e muitos cristãos vivem presos a práticas pecaminosas e dizem que não conseguem vencer. Sabe por quê? Pois alimentam a estrutura mental terrena, da velha vida dos não regenerados. Todo cristão precisa sujeitar-se à verdade da Palavra de Deus, estudando-a, concordando com ela e crendo que a verdade é o que Deus diz, e não o que os olhos naturais veem, nem o que os cinco sentidos absorvem. Veja o que está escrito:


Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 1 Coríntios 2:9-10 NVI


Perceba que no versículo 9 diz que os olhos e os ouvidos naturais e a mente humana não são capazes de perceber e absorver o que Deus preparou para os que o amam. Isso quer dizer que a capacidade meramente humana não tem habilidade para absorver as verdades de Deus. Mas no versículo 10 Deus nos dá uma ótima notícia, veja: “mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito”.


Por meio do poder do Espírito Santo, que habita em nosso espírito (que é a nova vida dos regenerados) nós somos capacitados a receber tudo aquilo que Deus tem para nós. Portanto, a renovação da nossa mente e a mudança em nossa forma de pensar não acontece por causa da nossa capacidade, mas por causa do poder de Deus. O nosso papel como cooperadores de Cristo é de expor nossa mente à verdade e crer de todo coração que a Palavra de Deus é poderosa e eficaz para atuar em nós e nos transformar. Por isso eu incentivo você a mergulhar no relacionamento com Deus por meio do estudo diário da Palavra e da oração. Creia que o Espírito Santo trará o entendimento da Verdade ao seu coração e que a Palavra de Deus é poderosa para conduzi-lo a uma jornada de vida e paz.


Katiany Lins – Ministério Vida

bottom of page